vendredi 31 décembre 2010

Fazendo as malas

Fazer as malas é mesmo uma arte! Nesse quesito eu e Danilo somos bem diferentes. Eu gosto de planejar tudo direitinho, fazer a minha mala com antecedência, etc. Já o Dan, como a maioria dos homens, gosta de viver perigosamente (hehehe), fazendo as malas mais em cima do dia de viajar, levando pouca coisa... bem, sabem como é.

Nós agora já estamos nas casas dos nossos respectivos pais, por isso, um não tem muito poder de decisão sobre a mala do outro, o que é bom pois evita brigas. Hahahahaha. O combinado foi que cada um organizasse o que queria levar para si e depois distribuimos o que levaremos em comum ao casal (panos de prato, toalhas, etc) pelas malas que sobrarem mais espaço.

Posso contar aqui a minha experiência fazendo as malas (que ainda está acontecendo). 

Eu já contei sobre como comprei as malas nesse post. Relembrando, eu tenho 3 malas da Bagaggio de 32kg cada, uma de cada cor (preta, verde e vermelha) e vou levar também uma mochila (ainda não sei se será uma normal ou de camping) como bagagem de mão (até 10kg).

No meu caso, eu não tinha nada de frio, NADA meeeesmo. Eu me virava com uns lenços no pescoço e uns casaquinhos fininhos para o "inverno" do Rio. Por isso, corri atrás de roupas para conseguir chegar bem ao Canadá em pleno inverno. Espalhei para todas as amigas e parentes que estava aceitando roupas de frio de todos os tipos (já que eu não tinha de nenhum tipo, ne). Deu muuuito certo! Ganhei coisas ótimas! Desde luvas e gorros super bons até blusinhas de manga para usar por baixo do casacão. O único problema até agora está sendo a bota de frio. Tanto a bota quanto o casacão não devem ser comrpados aqui no Brasil. Melhor esperar e pagar mais barato por um produto melhor por lá mesmo. Mas, eu tenho uma botinha meia-boca da Timberland que minha sogra me deu que pretendo usar assim que chegar. Vamos ver se dá certo, depois conto aqui.

Voltando às malas, eu já tinha pesquisado bastante pela internet e descobri que o hit dos imigrantes que estão fazendo malas é o tal do Spacebag ou Vacuumbag. É a mesma coisa, mas duas marcas diferentes. São aqueles plásticos que você tira o ar com o aspirador de pó para caber mais roupas dentro da mala, criando uma embalagem a vácuo. Para quem está levando roupas de frio, que são super volumosas, é ótimo! Dá uma olhada ness vídeo:




O legal é pensar também o que você fará com 3 super malas e esses montes de Spacebags assim que chegar em Montreal? Acho uma boa ajuda para guardar coisas que você não usa, ou usa pouco. Por exemplo, guaradar edredons, casacos durante o verão, roupas de verão durante o inverno, etc. Eu quero colocar tudo dentro dos Spacebags e depois dentro das malas e guardar em cima dos armários.

Eu tinha lido também que um substituto bom para os Spacebags são aqueles sacões tipo de lixo bem lacrados e com o ar retirado por aspirador de pó também, e era isso que eu estava pensando em fazer. Mas acho que esse é o barato que sai caro, sabe? Como o saco de lixo não é fabricado para não entrar ar, ele não tem a mesma qualidade dos vacuum bags e acaba inchando depois aos poucos.

Aí, eu fiquei pensando... nós vamos ficar em um studio antes de encontrarmos um apartamento fixo, por isso, seria horrível se os sacos se rompessem e nós não conseguíssemos colocar as roupas dentro da mala novamente para nos mudarmos do studio para o ap. Imagina que perrengue? Olha, a essa altura do campeonato eu tô pagando para não ter perrengues, viu.

Resolvi que ia comprar o tal do Spacebag mesmo. Li muito sobre isso mas foi nesse site que li que poderia comprá-los na loja Multicoisas e tem uma bem pertinho aqui da casa dos meus pais, aqui no Rio. Para quem vai comprar lá, eles não vendem mais os Spacebags, pois a Polishop pediu os direitos de venda, mas tem o Vacuumbag, que é igualzinho e foi o que eu comprei. Aí vem o aprendizado do dia, qual o tamanho ideal para comprar seu Vacuumbag? Na hora, lá na loja, nós ficamos pensando muito sobre qual seria melhor. Eles vendem nos tamanhos pequeno, médio, grande e jumbo. Eu já tinha lido pelos blogs (não lembro onde agora) que o jumbo é muito maior do que a mala normal de 32kg, então já descartei esse. Acabamos comprando um grande, dois médios e uns quatro pequenos. Se demo-se mal! O pequeno é muito pequeno, não dá para nada! Ele até parece um pouco maior, mas é só colocar um casaquinho dentro que não cabe mais nada. O médio já cabe mais coisa e o grande é ideal e acaba ficando um pouquinho menor do que a mala. Ou seja, recomendo que comprem sempre o médio ou o grande.

Quanto à organização, a primeira coisa que fiz foi separar todas as minhas coisas (roupas e objetos) no que eu vou levar, o que eu quero que levem mais tarde para mim (ou que eu venha buscar), o que é para simplesmente guardar e o que eu vou doar. Aí vem a sinceridade com você mesmo, será que você vai realmente usar essa roupa? Será que ela vai ser útil? Bem, isso vai de cada um, tem que entrar numa de ser sincero, assim todos saem ganhando, você vai ter uma mala mais simples e com mais espaço para outras coisas e outras pessoas vão ganhar o que você não quer mais. Todo mundo feliz =c)

Do que vou levar, separei as roupas de inverno com "montinhos" com casacos, blusas de frio, luvas, etc. Depois vestidos e roupas de calor e assim por diante. Quero separar tudo por mala, assim, no primeiro mês que ficaremos no studio, só precisarei abrir a mala de roupas de frio, o que é mais prático para quando nos mudarmos de vez para nosso futuro apartamento.

Lembrando que tudo que for de valor, é bom levar na bagagem de mão com você. Eu vou levar uma pasta com os meus documentos, laptop, jóias e coisas de valor pessoal. Passaporte e dinheiro é legal levar naquelas bolsinhas tipo pochete que ficam junto ao corpo por debaixo da roupa, é mais seguro.
Além disso, na minha bagagem de mão vai uma muda de roupa de frio (porque vamos sair de um calor de 40º para um frio de -20º), uma mantinha levinha para o avião e um bom livro. Acho que a muda de roupa e a mantinha, vou usar um dos Vacuumbags pequenos que comprei a mais para não ocuparem espaço. Hehehehe.

Outra coisa importante é a identificação da sua mala nas esteiras de bagagem. Quando você tem uma mala comum, preta, é fácil se confundir com outras ou ficar desesperado achando sempre que é a sua e nunca é ou outra pessoa pegar a sua mala. Além de ter comprado malas de cores diferentes, ainda vou costurar aquelas fitinha do Senhor do Bonfim, coloridas, nas alças das minhas malas.

Elas também vieram com uma capa plástica (se a sua não tiver, tem um serviço nos aeroportos de embalagem plástica para malas, eu nunca usei, mas pode ser legal), mas vou colocar um cadeado em cada uma mesmo assim. Atrás delas tem um espaço para escrever a identificacão delas, o que é muito importante também para o caso de elas se perderem por aí. Ainda dizem ser legal tirar fotos suas com as malas no dia do embarque, tenho uma tia que conseguiu reaver uma mala perdida justamente com uma foto tirada na fila do check-in.

Bem, gente, é isso, ainda estou aqui lutando para conseguir fazer tudo a tempo. Um dia eu vou ser que nem esse cara aqui do vídeo:




Mas por enquanto, eu fico com os Vacuumbags mesmo. Hehehehe.

PS: eu sei que o post ficou imenso, mas é que eu gosto de deixar as informações em todos os detalhes que eu lembrar. Foi mal aê, povo!


Links:

http://icebloggus.blogspot.com/2008/01/space-bag.html

http://canadafm.wordpress.com/2010/03/06/fazendo-as-malas/

http://tiguidou-cestdaccord.blogspot.com/2010/03/spacebag-tabajara-fazendo-mala-vale.html

4 commentaires:

Wilson (Johnny) a dit...

Gostei muito deste post sobre os saquinhos pressurizados. A idéia é boa para qualquer viagem com muita roupa, não só para imigração.
A minha dúvida é como vocês vão fazer para embalar novamente as roupas no studio se não tiverem um aspirador por lá... :)

Joana Nunes a dit...

Oi, Johnny! Pois é, acho que teremos logo um aspirador de pó. Mas foi jsutamente pensando nisso, que quis separar as malas em roupas de inverno, verão e cacarecos. Assim, quando chegarmos, precisarei abrir apenas uma delas para passar o primeiro mês.
=c)

Feliz ano novo!

Lupatinadora a dit...

Oi Joana,

Eu por engano acabei comprando a Space Bag jumbo mas no final deu certo. Coloquei a Space Bag na mala e as coisas dentro e só depois usei o aspirador - desse jeito a Space Bag pegou a forma da mala, bem legal (até porquê meu marido trouxe o mochilão dele, então tive que fazer milagre pra colocar 32Kg no mochilão).

Ah, nem traga roupa que não possa ser colocada na secadora - aqui o varal é no meio da sua sala, então apenas itens muito específicos. Normalmente as roupas brasileiras não são feitas para secadora e ficam feias rapidinho...

Nós jogamos MUITA coisa fora antes de vir - sacos e sacos de roupa sendo doados, uma coisa de louco. E, olha só, não estamos sentindo falta. Eu confesso que tive que fazer a arrumação (e consequente doação) das roupas do meu marido pois ele nesse quesito não ajudou em nada :-)

Força nessa hora!

Joana Nunes a dit...

Hahahahahha Lu, taí uma boa dica, vou tentar colocar os jumbo na mala e só depois retirar o ar! Legal!

Eu também usei as pequenas para a bagagem de mão, como vou ter q levar uma muda de roupas de inverno que eu não quero que ocupem mais espaço.

Nós vamos levar também um malão que compramos na Bagaggio que fica gigante e cabe muita coisa. Estamos enchendo de roupa de cama, toalhas, decoração, etc, tudo com os saquinhos de vacuo!!!

Se livrar de algumas coisas na verdade é até bom, vc se sente mais livre, sem ter muita coisa te prendendo materialmente. Eu gosto!

Beijos!