lundi 27 décembre 2010

Qual é a melhor época para imigrar?



Gente, um amigo nosso, o Leo, nos fez perceber que nunca escrevemos aqui sobre nossa mudança de planos sobre a melhor época para imigrar ao Canadá.

Pois é, eu achei que tinha ficado claro o que nos aconteceu. Eu sou uma pessoa que adora planejar tudo com antecedência, ás vezes não é nem um planejamento e sim sonhos, fico ali pensaaaando, imaginaaando como deve ser. E eu sempre defendi a idéia de que a melhor época para ir é abril ou maio. Acho que disso já falei por aqui, essa é a época que o verão está chegando, você não precisa se adaptar tão bruscamente ao frio, dá para caminhar tranquilamente na cidade, sem neve ou muitas roupas para atrapalhar. Além disso, dia 1 de julho é o dia da mudança no Quebec, quando os contratos de aluguel se renovam (ou terminam), por isso a oferta de apartamentos é maior e tem muitas ofertas de móveis deixados para trás pelas ruas.

Bem, é meio óbvio que é melhor você chegar em um país com o clima parecido com o clima do seu país de origem do que na neve e frio congelante.

A pergunta é: afinal, porque diabos vocês desistiram de ir no verão ou não esperaram até pelo menos abril de 2011 para viajar?

Olha, nós ficamos nesse processo 2 anos praticamente. Acho que todos que estão há tanto tempo esperando por algo tão importante sabem do sentimento que fica quando você precisa adiar cada vez mais um sonho.

Vocês sabem também que nossos pedidos de exames médicos demoraram 10 meses, enquanto esperávamos que demorassem apenas 4, de acordo com os dados de 2009. Isso foi um balde de água fria mesmo. O tempo foi passando e nada dos exames e nós só esperando, com toda nossa vida parada.

Isso tudo nos deu tempo para pensar exatamente em um plano B, C, D... caso as coisas não saíssem como planejamos. Assim, lá para setembro, nós decidimos que iríamos viajar assim que recebêssemos os vistos, mesmo que isso implicasse chegar no meio do inverno.

Nós recebemos propostas muito boas se ficássemos no Brasil até o meio de 2011 e não aceitamos porque achamos que viajaríamos antes, por isso, quando sentamos para discutir qual o dia ideal para viagem, decidimos que não dava mais para esperar.

Até quando conseguimos passagem apenas para o dia 26/01/2011, eu fiquei surtada, não queria esperar mais. É difícil explicar mesmo, acho que só quem já esperou tanto entende do que estou falando. 

E não é que eu odeie o Brasil e queira sair logo daqui, na verdade é o contrário. Eu passei 2 anos (até mais) falando para todos que ia viajar, que estava em um processo de imigração e tal. Acabei vendo as pessoas indo, vindo, fazendo e refazendo suas vidas enquanto eu ficava aqui parada. Tive tempo para me preparar para tudo e no fim, decidimos que enfrentaríamos o frio sim.

Claro que isso vai muito da opinião de cada um. Se tívessemos mais idade, filhos, ou se não tívessemos passado por esse processo burocrático tão chato, talvez acharíamos melhor esperar. E é claro que estamos tentando nos preparar ao máximo para isso, correndo atrás de um lugar seguro para ficarmos, roupas boas, etc, etc. Muito mais trabalho do que se fôssemos no verão.

Mas.... o inverno também tem lá suas vantagens. Vamos chegar em janeiro e pelo menos já se passaram muitas tempestades de neve, passamos o natal e passaremos o ano novo aqui com nossos pais e os dias que forem se passando por lá, trarão o sol, as flores, dias mais bonitos. 

Esperamos estarmos bem instalados quando o verão chegar, para conseguirmos curtir bastante essa estação que dizem ser tão alegre em Montreal.

Não sei se conseguimos responder a dúvida, mas a dica que fica é que cada um use bem o seu tempo de espera de processo para pensar no que é melhor para si e para sua família. =c)

5 commentaires:

Apoema a dit...

Comecei recentemente a acompanhar o blog de vcs. Gostei muito desse post, pq, provavelmente, nos conseguiremos finalizar a parte federal, apenas daqui um ano, pois vamos entrar com ele agora...Então, devemos estar com a doc. ok, em pleno inverno canadense. Tb, já falei para o meu marido que, assim que isso ocorrer, pretendo mudar o mais rápido possível, pq tb sinto a sensação de estar com a vida parada, e sinto a necessidade imensa de ergue-la e fincar minhas raízes e, bem no momento em que estávamos prestes a comprar apto, assumir maiores compromissos econômicos e tal, resolvemos iniciar o francês p/ podermos imigrar para Québec.
Já que é pra ir, que o façamos o mais breve possível!
Espero que tudo dê muito certo pra vcs!!! Ótimo ano novo e vida nova pra vc!!

Joana Nunes a dit...

Olá, Apoema!
É um sentimento bem estranho esse de sentir que a vida está parada, ne? Aconselho que você relaxe um pouco, pois ainda tem muito o que esperar e o nervosismo só vai te fazer mal, como me fez.
Obrigada pelos votos de felicidade! Esperamos que vocês consigam logo atingir seus objetivos! Nos vemos no Quebec! =c)

Lupatinadora a dit...

Tem que vir de uma vez e começar logo a nova vida - ficar no Brasil pra quê?

E o inverno não é tão bicho de sete cabeça não, nada que um bom casaco de bota não resolvam.

Outra coisa boa de vir agora e não no início do verão é que, como muita gente sai de férias no verão, fica mais difícil conseguir emprego - agora é um excelente momento.

Abs,

Leo a dit...

Agora sim! :)
Sei muito bem o que vcs tão passando. To me sentindo assim e várias vezes penso também em mudar os planos e ir no inverno mesmo. Um ponto a favor é que vc passa pela "prova" mais rápido e o inverno que vem não será tão assustador; além disso, mais no final, ver os dias esquentando aos poucos vai dar uma renovada boa em vcs! O difícil, pra nós cariocas, é sair dos +30C pros -30C de lá. É uma diferença de 60 graus! Mas eles não deixam de fazer nada por causa do frio! Então bola (de neve) pra frente!
Obrigado pelo post e boa viagem!!!

Joana Nunes a dit...

Lu, concordo muito com você!! Hehehehe Bota e casaco bons fazem seu inverno mais feliz! Vamos atrás de uns assim que chegarmos.

Leo, o post foi para você mesmo! Hehehe, espero que tenha gostado.