samedi 4 décembre 2010

Os planos infalíveis da compra das passagens



Comprar as passagens foi um verdadeiro parto! Eu já desconfiava que seria assim, sabe. Vou contar a história.

Como já sabíamos que iamos viajar há um tempo, fizemos um cartão de crédito com pontuação, que depois poderiam ser convertida em milhas. Fizemos aquele Programa Passaporte Unicard, antes do Unibanco virar Itaú. Cada dolar era igual a um ponto e cada ponto era igual a uma milha (se não me engano era isso). O Programa Passaporte tem um convênio com a Smiles, que é um programa da Gol onde você acumula pontos e troca por passagens de várias companhias aéreas além da Gol. Através da Smiles, dá para pegar passagens da American Airlines, que faz vôos para o Canadá.

Nesse tempo todo conseguimos juntar 28.000 pontos. E uma passagem pela Smiles para a América do Norte está 25.000 milhas (cada perna), não importa a data da viagem. Mas... quando fazemos o processo de imigração não temos muita noção de quando teremos os passaportes e para quando poderemos marcar a viagem.

No nosso "cronograma mental", decidimos que, quando os pedidos de exames chegassem, pediriamos demissão no trabalho (para cumprirmos o aviso prévio de um mês) e que, depois do término do aviso prévio, decidiríamos todos os outros detalhes da viagem, como passagem, seguro viagem, etc. É claro que já fomos pesquisando tudo antes, durante o nosso aviso prévio, para já sabermos o que fazer na hora de comprar as passagens.

Então, desde que pedimos demissão decidimos pedir nossos pontos no Programa Passaporte dos nossos cartões e passar para a Smiles, para retirarmos nossas passagens pela AA.


Primeira fase da saga: Smiles e American Airlines

Como tínhamos pontuação para apenas uma passagem, meu sogro compraria, com as milhas dele, a outra passagem também através da Smiles e da AA. Minha idéia inicial era passar nossos pontos da nossa conta Smiles para a conta Smiles do meu sogro. Descobri que não posso. Não é permitida a troca de pontos entre contas Smiles.

Ok, plano B. Tentei transferir meus pontos do cartão direto para a conta Smiles dele, sem passar pela minha. Também não pode, os pontos do cartão só podem ser transferidos para a conta Smiles do mesmo titular do cartão, ou seja, eu. Entao, plano B falhou.

Plano C, eu compraria uma passagem com as minhas milhas, através da minha conta Smiles e meu sogro compraria  a passagem do Danilo pela conta Smiles dele também. Só corríamos o risco de não conseguirmos lugares juntos no avião.

Pronto, decidido isso, fui eu fazer minha conta Smiles para passar meus pontos do cartão para lá. Demorei umas 2 semanas só fazendo esse processo, um saco. Dica para quem pretende abrir uma conta Smiles: o gmail leva todos os seus e-mails Smiles para a caixa de Spam, se você não recebe de jeito nenhum o e-mail de abertura de conta, checa nos spans, que com certeza está lá. Eu, burra que sou, chequei muito rapidinho e não encontrei nada na caixa de spam. Resultado, fiquei duas semanas ligando para a Smiles tentando resolver essa confusão, sendo que o e-mail de abertura de conta estava na minha caixa de spam. FAIL total.

Ok, conta Smiles aberta, liguei novamente para o atendimento deles, mas agora para o número de reserva de vôos. Dica 2: as passagens de companias parceiras, como a American Airlines, só podem ser tratar por telefone e as da Gol, somente pela internet. Isso foi, semana passada ou retrasada, descobri que o primeiro vôo com vagas de janeiro era do dia 26/01!! Cara, eu pirei, fiquei mal. Eu perguntei se poderia reservar esse vôo e, se vagasse algum antes, eles poderiam me ligar. Não. Ou era esse ou era outro e para saber de desistências, só ligando todos os dias e perguntando. Oh, shit. Eu não queria de jeito nenhum ter que esperar tanto tempo, passar janeiro inteiro aqui no Brasil seria uma tortura para quem já esperou tanto tempo. Só quem já passou por isso entende. Desliguei o telefone para pensarmos de deveríamos ou não pegar aquela passagem do dia 26/01. Dica 3: se você vai comprar suas passagens com milhas, tente comprar o quanto antes para escolher direitinho quando quer viajar.

Ligamos para o meu sogro e combinamos que ele compraria as duas passagens sem milhas mesmo, no cartão, e nós emitiríamos uma passagem com as nossas milhas para eles nos visitarem em maio (que eles já tinham marcado conosco que iriam). Isso porque as passagens compradas com milhas acabam logo, então comprando a vista, ainda tem lugares para vôos no começo de janeiro. Esse foi o começo do Plano D.


Segunda fase da saga: American Airlines, Air Canada ou United Airlines?


Começamos então a pesquisar sobre as companhias aéreas. Agora, o nosso leque estava maior, cheio de escolhas. Fechamos o leque entre 3 delas: AA, Air Canada e United Airlines. Vamos a cada uma:


Air Canada:




Preço: $$$
Bagagens: 3 malas de 32kg + bagagem de mão
Roteiro: Rio - São Paulo - Toronto - Montreal
Prós e contras: Ao comprar uma passagem só de ida para o Canadá, como imigrante, a Air Canada oferece de cortesia uma terceira mala, fechando 3 malas de 32kg para cada pessoa. O problema nesse caso é para quem mora fora de São Paulo, pois o vôo doméstico até lá é feito pela TAM, que só permite 2 malas de 32kg, ou seja, no vôo doméstico tem que pagar a mala extra. Ligamos para a TAM para saber quanto é por mala extra e eles não podem informar sem o número da reserva (???). Um absurdo, ou seja, você só sabe quanto vai pagar pela sua mala extra depois de ter comprado a passagem!!!
Uma coisa boa da Air Canada é que não fazemos escalas nos E.U.A., então, menos uma complicação e dizem que os aviões são bem confortáveis. Deduzo também que eles tenham um melhor entendimento sobre o processo de imigração do Canadá, podendo nos instruir melhor, né? Me pareceu a mais segura das companias pesquisadas.


American Airlines:




Preço: $$
Malas: 2 malas de 32kg + bagagem de mão
Roteiro: Rio - Miami - Montreal
Prós e contras: Apesar do vôo parecer mais curto, o fato de termos que passar pelos E.U.A. sempre me assusta. Até temos o visto de turista de lá, teoricamente não teríamos problemas, mas sei lá, ter que passar por mais um país com todo o nervosismo de chegar no Canadá logo não ia ser muito legal. Dica 4: para todos os vôos que passem nos E.U.A., é preciso o visto do país. Além disso, teríamos que retirar todas as nossas malas e trocar de terminal em Miami, o que seria um saco. Dica 5: se for comprar passagens pela American Airlines, fique de olho. Existe um tipo de vôo que faz escala em NY e que você precisa mudar de AEROPORTO! E levar toda a sua bagagem com você. Não sei como isso é feito, se existe algum transporte já da AA, mas imagina! Quando for comprar, verifique o nome dos aeroportos nos detalhes do vôo. 
Um contra da AA em relação a Air Canada é a quantidade de bagagens, que a AA oferece apenas 2.


United Airlines:





Preço: $
Malas: 2 malas de 32kg + bagagem de mão
Roteiro: Rio - Washington - Montreal
Prós e contras: Mesma coisa que a AA, tem escala nos E.U.A. (precisa de visto americano), dá direito a apenas 2 malas, mas é a mais barata. Dizem que o conforto dos aviões é horrível, mas eu nunca viajei por ela para confirmar.

Existem outras companias que fazem o trajeto Brasil - Canadá. Acho que tem uma que é via México que é bem barata que o pessoal da comunidade Quero ir para Quebec sempre fala no Orkut.

Depois de levantarmos essas informações, conversamos com meus sogros e decidimos pagar um pouco mais e ir pela Air Canada mesmo. Por mais que seja mais carinha, é sem sombra de dúvidas a mais confortável, que oferece 3 malas (mesmo tendo que pagar a terceira mala no vôo doméstico da TAM).
Conseguimos datas lá pelo dia 10, a que compramos é para o dia 13 de janeiro, chegando no Canadá dia 14, sexta-feira. Dica 5: o ideal é chegar em uma segunda-feira ou no meio da semana. Nós vamos nos arriscar e chegar na sexta pois não tínhamos muita opção de data. O bom de chegar no meio ou começo da semana é que você tem o comércio aberto assim que chega e pode resolver seus problemas logo.

Enfim, o que eu recomendo com as passagens é que se informe com antecedência e, se for comprá-las com milhas, que faça isso o mais rápido possível (dependendo do andamento do seu processo). Esse post ficou imenso, mas dá para entender que por mais fácil que pareça, comprar passagens é bem complicadinho. Se informe direito e encha o saco dos atendentes das companias aéreas, pergunte TUDO.

9 commentaires:

Anonyme a dit...

Pois Joana. irei pela Air Canada em Janeiro (fim de Janeiro) e vcs? Tenho dicas de restos lah, afinal jah estudei lah! epois te passo por e-mail. Bjks Bia biacanada.blogpot.com

Anonyme a dit...

Agora que vi seu post no meu blog! Que bom que vcs tb vao em Janeiro! Tenho amigos lah e disseram que frioooooooooooooo...

Podemos nos encontrar antes de vcs irem, hein? Moro em Niteroi! Poderiamos fazer uma lanche na minha casa. O que acha?

Bjs Bia - 9725-6925

Carol a dit...

Oi Joana e Danilo,
eu e o marido moramos em Ottawa e tivemos que fazer a escala em SP tb via TAM (saimos de Recife). A dica que tenho para te deixar é que nós conseguimos não pagar pelas malas extras entre REC-GRU, justamente pq a Air Canada é parceira da TAM, o que fiz foi: na reserva da passagem feita pela agência (na verdade era minha amiga que trabalhava lá) ela enviou um e-mail para um contato dela da TAM solicitando essa liberaçao (justificada lógico) e eles liberaram. No dia da viagem o e-mail não tinha chegado mas nós conseguimos resolver no aeroporto mesmo. Ou seja, existe um caminho para não pagar essa mala extra na escala pela TAM, vc tem que procurar e mostrar no site da Air Canada onde diz que a terceira mala é gratuita no seu caso para os atendentes(supervisores) da TAM.
Boa sorte, boa viagem!

Jhon a dit...

olá :Joana, acompanhei seu processo pelo orkut. ótimo post esse, vou colocar link desse post no meu blog, ok?

Ah, só uma coisa : a companhia que fazia a viagem com parada no méxico (a mexicana) faliu. várias pessoas que estavam com viagens marcadas nao foram e tiveram inumeros problemas....

boa sorte, viu? qdo fui conhecer o Canadá fui de air canadá e adorei, só uma dica: Não coma os ovos mexidos do café da manhã, são HORRIVEIS!!! rss

abraço

Leo a dit...

Olá!
To indo pra lá também, mas ainda dependendo da parte federal... Algumas dicas: fui a MTL de férias, em Outubro via Air Canada (RJ-SP- via TAM, o resto AC), voo excelente, mas realmente não podemos falar o mesmo do preço... Se não me engano, dá pra fazer Rio-Buenos Aires-MTL (BA-MTL pela AC!) e ainda assim sai mais em conta! Vai entender.
Gostei do blog, depois leio tudo com mais calma. Boa sorte pra vcs!

Joana Nunes a dit...

Oi, Carol e Luciano! vou tentar ver com a agencia de viagens que nos vendeu as passagens para já adiantar isso. De qq maneira, precisamos saber quanto teremos de pagar pela mala extra,ja que so agora temos o numero da reserva que a tam pede. Valeu pela dica!!!

Joana Nunes a dit...

Olá, John!

Obrigada pelas dicas sobre o ovo mexido da Air Canada! Hahahahahaha

Sobre a Mexicana, eu não sabia realmente qual tinha sido o fim dela, eu tentava entrar no site e não conseguia. Na verdade acho que ela deve ter falido justamente por cobrar tão pouco pelas passagens, ne? Hahahahaha brincadeira.

Vcs ainda estão esperando os docs federais, mas se precisarem de algo, estamos aí, ok?

Bjs!

Joana Nunes a dit...

Oi, Leo! Vc pretende ir quando para Montreal? Tem blog? Ai, tomara que tenhamos uma experiencia boa com a Air Canada, pagamos para não termos preocupações né? Vamos ver, hehehehe.

Joana Nunes a dit...

Bia, postei um outro comentario no seu blog, ve la!