mardi 4 janvier 2011

Visa Travel Money: enganação?



Quando compramos nosso seguro na IE, aproveitamos para fazer os nossos VTMs. Já tínhamos decidido trazer uma parte pequena do dinheiro em espécie, outra parte maior em VTM e a maior parte fazer uma transferência online quando já tivermos aberto nossa conta lá. Mas não conseguimos fazer nosso VTM na hora porque temos que cadastrar uma conta daqui do Brasil que será a conta que abastecerá o nosso VTM. Para isso, precisaríamos das cópias de identidade e CPF dos nossos pais, pois seriam deles as tais contas.

Fiquei de voltar no dia seguinte com as cópias para fazer o cartão. Assim que cheguei em casa, encontrei uma mensagem no meu Facebook de uma amiga que se mudou há pouco também para Montreal (aliás, muito obrigada pela dica!), também usando o VTM, e ela perguntou se eu já tinha comprado o meu (detalhe, ela nem sabia que eu tinha acabado de voltar da IE). Depois, ela me disse que tinha descoberto que além da taxa que eles dizem que cobram por saque, de US$2,50, eles retém sempre 3% do dinheiro sacado! É um roubo! 

Bem, depois disso, resolvi seguir o conselho do meu pai e desistir do VTM, levar uma quantia boa em dinheiro (dólar americano e/ou dólar canadense) e guardar a outra para fazer a transferência direto para o banco que eu abrir contar. Se você quiser levar dólares americanos, se já tiver alguns deles, o melhor é trocar lá no Canadá e não aqui no Brasil. Assim você não perde muito dinheiro no câmbio.

Fica aí a dica, gente, acho que não precisa fazer o VTM se você tiver alguém para transferir o dinheiro para você depois que já estiver no Canadá.

6 commentaires:

M e H a dit...

otima dica!
eu pensava em usar o VTM.. mas acho que será melhor pedir pra alguem transferir quando estiver la mesmo!

Abraços
td de bom! :)

Leo a dit...

Mais uma dica: quando precisei, comprei CAD$ numa casa de cambio no Copacabana Palace e paguei no cartão de débito. Foi a única onde achei, em todas as outras só o americano. Se bem que cheguei ainda a ganhar uma merreca quando troquei dolares lá. O canadense tava mais alto, coisa de 2cents.

Joana Nunes a dit...

M e H, isso, fica a dica! =c)

Leo, boa! Adorei sua dica, não sabia nem por onde começar a procurar os CAD, ótima dica! Valeu!!!

Beta Takaki a dit...

Joanitaaaaaaa! tomei um susto quando vi teu post do VTM! Era exatamente sobre essa taxa de anuencia de 3% que eu ia te falar! Nos lascamos nessa brincadeira! Ainda bem que levamos pouco dinheiro no cartao... beijaoo!

Joana Nunes a dit...

Betilda, quem me contou sobre isso foi a Reijane, ela me disse que você quebrou um pau com eles também! Demos muita sorte, pq ela falou exatamente no dia que não tínhamos conseguido fazer o cartão.

Achei um absurdo!!!

Lupatinadora a dit...

Se você está preocupada em trazer muito $ em espécie, traga então traveller's checks. O VTM não é uma boa, pra mim é mais pra teen que está indo fazer intercâmbio e o pai precisa mandar dinheiro, não é a melhor opção pra quem está imigrando.

O melhor é sempre a transferência bancária (wire transfer), pois a dólar usado é o comercial enquanto papel-moeda, VTM e traveller's é pelo dólar turismo. Fiz um post sobre isso um tempo atrás.

bjo