samedi 8 janvier 2011

Médicos e medicamentos para levar



Todo mundo já deve ter lido pelos blogs aquela listinha da farmacinha que todo imigrante leva para o Canadá. Pois é, nós estamos nessa fase, reunindo em uma lista os remédios importantes e que já conhecemos para levarmos em caso de emergência.

É claro que a maioria encontra-se por lá, mas é melhor já ter uma reservinha para não ter que descobrir o nome do remédio na hora da urgência e nem ficar sem saber se precisa de prescrição médica ou não.

Mas o fato é que não somos pessoas que tomam muitos remédios. Desde que criança minha mãe me trata com homeopatia e eu nunca tomei remédios fortes ou de tarja preta. Meus maiores problemas de saúde são respiratórios.

Aí está nossa listinha da farmacinha que levaremos (vamos levar os que já tivermos e comprar um pequeno estoque de alguns):

- Claritin - Anti-alérgico (me disseram que existem milhões de anti-alérgicos a venda no Canadá, mas é uma precaução mesmo)
- Sorine (Eu ando bem alérgica revirando armários cheios de ácaros, não consigo dormir com o nariz entupido. Mas sem vícios!)
- Avamys (é um spray nazal que ajuda a aliviar o entupimento, mas não tão drástico como o Sorine)
- Maxidrate (Recomendo. É um gelzinho nazal para hidratar e aliviar os danos que o ar muito seco causa)
- Floratil (para ajudar na flora estomacal/intestinal, caso precise)
- Tylenol
- Aspirina C efervescente
- Systane (colírio que eu adoro)
- Auris-Sedina (tenho HORROR de ter novamente dor de ouvido, por isso sempre levo um remedinho para se começar alguma dorzinha)
- Extrato de própolis concentrado
- Cataflam (ou Gelol, alguma pomada para dores musculares. Eu gosto também daqueles adesivos que ficam liberando essas pomadas por 8 horas)
- Pomada de calêndula (cicatrizante)
- Souci (é um fitoterápico que uma amiga nos deu na Bahia para início de gripe e dores de garganta)
- Pepsamar (alivia azia)
- Dramin (esse vai na mão, para usar no avião)
- Coristina (para segurar a gripe)
- Atroveran (para cólicas)
- Pontin (ou algo para dores de cabeça)
- Engov (para os dias de bebemoração! Hahahaha)
- Pomada para aftas (não lembro o nome, depois eu pego direitinho)
- Anti concepcional (quero levar o equivalente a 6 meses para garantir. Não sei quando poderei ou conseguirei marcar médico para isso)

Sim, sim, eu sou exagerada, mas eu acho importante ter todo esse cuidado para conseguirmos uma melhor adaptação. Mesmo que eu saiba que tal remédio é vendido por lá, prefiro levar os meus velhos de guerra e ir descobrindo os outros aos poucos. Hahahaha Mania de maluco mesmo. Mas a maioria da lista nós já temos e não vamos comprar mais. Viu? Não somos totalmente loucos! Hehehe.

Essa é a minha lista, claro que vou lembrar de mais alguma coisa e o Danilo com certeza vai querer colocar algo nela também.

Fizemos também um check-up médico e dentário para a viagem: exames de sangue (hemograma completo), limpeza dentária, etc. Para os médicos mais importantes (como a ginecologista para as mulheres) ou para algum assunto que você tenha um problema que necessite de cuidados especiais, é legal pedir ao seu médico uma carta dizendo exatamente o que você tem e/ou seu histórico de desenvolvimento de alguma coisa e que precisa tomar tal remédio. É legal o próprio médico já escrever em inglês, pois os termos podem ser difíceis de serem traduzidos por um tradutor normal, mas você também pode pegar uma receita dele e mandar fazer uma tradução juramentada (correndo o risco de não ser traduzido corretamente em termos médicos).

Para a minha ginecologista, pedi uma receita em inglês do meu anticoncepcional.  Ela foi no site Canada Drugs, procurou o nome da pílula e descobriu que vende lá com o mesmo nome daqui! Esse site pode ser útil se você quiser saber se algum remédio vende ou não lá e qual o nome. Recomendo.

PS: Faltam 5 dias, começa o processo de despedida final. Hoje vou visitar alguns parentes e bebemorar com uns amigos! =c)

5 commentaires:

Vanessa a dit...

Oi, Joana!
Primeiro quero dizer que você está de parabéns pelo blog. A cara dele é lindo e seus textos são muito bons. Eu sempre dou uma passadinha por aqui e hj vou te fazer uma pergunta:

se eu comprar os anti concepcionais e não levar a receita terei problemas para embarcar com as pílulas (quero levar umas 6 cartelas também)?

Imagino o que frio na barriga q vc está sentindo. Faltam dois meses para mim e eu começo a senti-lo ;-)

Beijos! E boa viagem!

Unknown a dit...

Oii,obrigada pela visita no nosso blog!
Olha sobre os remedinhos,eu traria mesmo cataflan e o que mais precisasse de receita m edica aquí. O resto é tranquilo! as pilulas vc traz,mas chegando sua carteirinha vai facil a um clinico e indico meu gineco que é muito bom.
Boa viagem de vinda para sua vida nova!! Abçs!!

Joana Nunes a dit...

Vanessa:
Muito obrigada pelos elogios! Fico feliz que o blog está atendendo direitinho a quem precisa! =c)
Olha, eu nem tinha pensado na alfandega, para dizer a verdade. Estou levando a receita das pilulas para o caso de ter que comprar mais lá e não conseguir marcar com nenhum ginecologista, já que falam q o sistema de saude no Quebec é complicado.
De qq maneira, acho que eles não encrencam com isso não, eu vou despachar as pilulas, se falarem alguma coisa, eu comento aqui no blog, pode deixar.

Patinha:
Boa dica do Cataflan!
E eu vou adorar se vc me indicar seu gineco, uma das minhas maiores preocupações é escolher médicos bons por aí!

Obrigada pelos votos de boa viagem! =c)

Anonyme a dit...

Ótimo post! Meu marido fala que eu ando com a minha farmácia na bolsa e outra fica na cabeceira da cama (mas quando eles precisam, somos nós quem temos).
Te aconselho a levar o antibiótico que vcs tem costume de usar. Eu estudei em Toronto por algum tempo e o primeiro inverno foi cruel com a rinite/sinusite/amidalite. Tive que ir em uma clínica (o médico deu um pulo ao ver minha garganta!). Enfim... Acho que não custo pedir ao seu médico uma receita e levar!
Bonne chance!!!

Lupatinadora a dit...

Grande parte dos medicamentos OTC (aqueles que ficam na área de vendas da farmácia, não atrás do balcão) que temos no Brasil temos no Canadá também sem receita (Tylenol, saline para o nariz, descongestionante... inclusivem Cataflan emulgel que aqui se chama Voltaren).

O importante é trazer alguma coisa muito específica que esteja acostumado a tomar, além de remédios RX (que precisam de prescrição) pois esses não há meios de conseguir aqui sem passar pelo médico antes. Eu trouxe bastante antibiótico - como meu pai é médico consigo consultas por Skype e tenho o remédio aqui.

Eu adicionaria o Pyridium, analgésico pra infecção urinária, que foi tirado do mercado aqui no Canadá - quase morri de dor. Acabei comprando pela Amazon dos States e peguei ganho fui pra lá (comprei da marca Azo).