mercredi 26 janvier 2011

Primeiras impressões: histórico de crédito e banco



Todo mundo sabe que aqui no Canadá existe o temido histórico de crédito, ne? Esse histórico não tem nada a ver com a sua vida bancária do Brasil, chegando aqui tudo zera e começa novamente. Para ter um histórico de crédtio bom, você deve sempre pagar a conta do seu cartão em dia e nunca passar do limite dele. Essa são as regras básicas. O problema é entender isso e muito mais assim que se chega do Brasil.

A construção do seu histórico é bem aos pouquinhos, comprando pequenas coisas com seu cartão de crédito, sempre coisas que não exijam que a loja confira seu histórico. Isso porque se a loja confere o seu histórico e ele é negado (o que acontece na maioria das vezes com os recém-chegados), isso piora a sua situação e fica marcado lá como um ponto negativo. Por isso, assim que você chegar, tenha muito cuidado com o cartão de crédito.

Nós abrimos conta no Scotia Bank. Eles oferecem uma conta muito boa para imigrantes recém-chegados, sem taxas durante um ano, cartão de crédito com limite de CAD$1000,00 e cartão de débito com um sistema que você ganha ingressos para ir ao cinema daqui, já temos alguns para ir. Enfim, fomos muito bem atendidos. Marcamos na sexta-feira mesmo um rendez-vous com um dos gerentes de lá para a segunda-feira. Na própria segunda, abrimos a conta, depositamos nosso dinheiro e saímos de lá com nosso cartão de débito, o de crédito ainda demorou para chegar.

Pedimos ao nosso gerente que nos desse impressos os dados das nossas contas para que nossos pais pudessem nos passar o resto do dinheiro que deixamos no Brasil. Tudo ocorreu super bem, o dinheiro chegou aqui em 2 dias e veio como manutenção de residente. Nós enviamos os recibos das tranferências para o nosso gerente também para que ele pudesse nos ajudar, mas acho que nem precisou, chegou tudo certinho tranquilamente.

Bem, ainda não começamos a fazer nosso histórico. Mas já temos em mente algumas dicas sobre isso. Por exemplo, para acessarem seu histórico, a loja precisa do número do seu NAS (Numero d'Assurance Social - CPF do Quebec), então, nunca deixe que eles consultem seu histórico sem antes ter certeza de que pode dar certo, senão, já sabe, tarja preta no crédito. Outra coisa que me avisaram é para não fazer aqueles cartões de lojas porque normalmente eles consultam seu histórico sem pedir! Absurdo, mas é. Aí, você descobre que foi negado sem ao mesmo ter autorizado a consulta.

Ontem, fomos ao Scotia e pegamos o nosso cartão de crédito, ativamos pelo site mesmo. O Scotia Bank tem um internet banking e um aplicativo para smartphone bem simples e legal de usar. Através dele você pode pagar contas, verificar seus gastos e obter 300 milhões de outras informações. É bem legal. Pedimos para colocarem tudo no débito automático, então não precisamos nos preocupar em pagar a conta em dia. Como nosso limite é de CAD$1.000,00 (para cada um), é só nos policiar para não passar disso, caso chegue perto, começamos a pagar tudo com o cartão de débito mesmo, pelo qual ganhamos pontos do SCENE, para assistir a filmes.

O nosso gerente é muito legal e a agência é bem perto daqui (podemos mudá-la quando mudarmos de endereço), fica conectada com um shopping subterrâneo e, logo, ao metrô. Eu achei bem legal, até agora ocorreu tudo bem.

5 commentaires:

Jorge e Loriane a dit...

Oi Joana.. Tudo bem?

Há um tempo eu fiz um post sobre como dar uma alanvacada no histórico de crédito. O link direto pro post é http://uvosnumafria.blogspot.com/2010/09/historico-de-credito-no-canada.html

Eu confirmei com minha gerente do HSBC e ela disse que é isso mesmo.

Bjo!

Jorge Uvo
http://uvosnumafria.blogspot.com

Leo a dit...

Alo vocês!
Truque sobre crédito que eu aprendi ai: no 1o. mes do cartão de crédito, paguem somente o mínimo (mas somente dessa vez!) Loucura? Não, explico: fazendo isso, começa a rodar ai uma papelada necessária para o crédito ( acelerando todo o processo). Caso contrário, a papelada vai andar no tempo dela, demorando ainda um pouco. Nos outros meses, paga-se sempre em dia, podendo inclusive (e parece ser bem visto) sempre que possível pagar antes da data. Uns conhecidos ai ligavam toda sexta pro cartão e quitavam 100%.

Joana Nunes a dit...

Jorge, já tinha lido o seu post que eu achei bem bacana, mas eu fico com medo de fazer essa manobra arriscada no meu crédito. Na verdade eu nem tenho intenção de comprar nada grande tão cedo. Não quero casa nem carro por enquanto. Por isso, acho que não preciso ter um histórico tão rápido. Mas eu adoro esse seu post sobre isso, com certeza vc saca bem mais que eu nesse caso. Já tenho nos meus favoritos! Hehehe

Oi, Leo, é o mesmo que o Jorge diz para fazermos no post dele, vc já deve ter lido ne? Não sei se faremos isso, na hora dá um medinho. Hihihihi

Lupatinadora a dit...

Que bom que deu certo no Scotia. Eles realmente tem um produto muito bom para recém chegados.

Ah, uma coisa, não precisa do SIN number pra consultar histórico de crédito não - só o seu nome e sua data de nascimento eles conseguem fazer uma busca. Eu sei pois pedi um Amex e me foi negado - liguei lá e o rapaz disse que não encontraram meu histórico de crédito.

Abs

Gustavo a dit...

Olá, achei (denovo) o site de vocês e já vi dicas importantíssimas pra mim que estou indo dia 5 de junho pra montreal.
Essa do scotia é boa porque pela facilidade pra abrir a conta já anima, to tendo problema pra abrir a minha conta do HSBC no canada mesmo sendo premier aqui no Brasil. Eles mudaram algumas regras. :(