samedi 27 novembre 2010

Roupas de inverno

Faltando apenas alguns dias para sairmos dos nossos trabalhos aqui no Brasil e entrarmos em uma imerssão de preparativos para a viagem, temos muitas preocupações para encontrarmos soluções.
Quando recebemos os pedidos de exames médicos, decidimos que poderíamos viajar em janeiro. Não tem como esperar o inverno passar para viajar, não tem e ponto. Por isso, precisaremos de cuidados redobrados, pois não é para qualquer um sair de um verão de 40º (ou mais) e ir para um inverno de -30º (ou menos).

Para os senhores terem uma idéia do quanto isso pode ser desastroso, eu nunca vi neve na minha vida. Tá, vamos dizer que já vi um floquinho grudado na janela do avião quando fui para os States no inverno, mas só.

A nossa sorte é que o Danilo já morou na Finlândia e sabe como devemos nos vestir e os costumes de um país frio. Isso tem sido muito bom, por que ele consegue me direcionar quando eu perco a linha pensando absurdos.

Nós não queresmo comprar muita roupa de frio aqui no Brasil, o Rio de Janeiro é realmente uma negação para isso. Tirando umas poucas lojas de roupas especiais para viagens de inverno, não existe nada. Mas sei que temos que levar uma muda de roupa para aguentarmos 1 dia pelo menos, para sairmos no frio justamente para comprarmos roupas novas em Montreal. Conseguimos que um tio do Danilo nos desse algumas roupas que ele e a mulher usaram quando moravam em New York. Isso já vai ser de graaaande ajuda. O Dan também tem uns 2 casacos que ele pensa em me emprestar um para conseguirmos sobreviver o primeiro dia por lá.

O que precisamos, no fim das contas é:

- Ceroulas:

Ou protetores térmicos, isolantes, seja lá como queiram chamar. é a primeira camada para proteção do frio. Existem hoje em dia tecidos muito bem desenvolvidos que impedem que o corpo perda calor e ajudam a não suar caso entre em algum ambiente mais quente. As ceroulas tem duas peças, a de cima, que é mais como uma blusa de manga comprida  e a de baixo, que é como uma legging e pode ser substituida também por uma meia-calça de lã grossa. O importante é que ela seja confortavel, para não ficar apertando e incomodando, e quentinha. Essa nós queremos comprar aqui no Brasil, pelo menos uma para passarmos o primeiro dia.


- Luvas:

No blog Quebequases eles falam sobre os tipos de luvas, bem legal. Para as mãos também vale o aquecimento através de camadas, com uma luvaa mais leve, outras mais pesadinhas por cima e por último uma luva daquelas que deixa os dedinhos unidos (menos o dedão), como na imagem acima, chamada mitaines.

Existem umas também que são duplas, que você pode tirar a parte de cima que ela fica presa na luva mais fina, para ajudar quando você for se movimentar.


- Gorro:


Dizem que perdemos muito calor pela cabeça (e pelos pés), por isso, ela deve estar sempre bem protegida, incluindo as orelhas. Os casacos de inverno, normalmente tem um capuz impermeável e com uns pelinhos na borda que ajudam a segurar os flocos de neve que cairiam no seu rosto. Mas além disso, precisamos de um gorro bem quentinho, que pode ser daqueles que esticam até a orelha.
Se tiver muito frio, pode usar aqueles protetores fofos de orelha, existem até fones de ouvidos que funcionam como protetor de orelha também, é só ligar no ipod.


- Cachecol:

O cachecol precisa ser de lã e bem grandão, assim dá para dar várias voltas pelo pescoço e criar mais camadas. Eu, particularmente, preciso manter minha garganta bem quentinha, senão fico logo gripada.
Outra dica é que, se estiver ventando (coisa muito comum em Montreal), você pode cobrir parte do rosto com o cachecol, então é legal que eles não tenha muitas entranhas por onde o ar possa passar.
O cachecol ainda vai em cima da ceroula e da blusa que você estiver usando e é bom que esta seja de gola rolê, assim, você fica com mais uma camada protegendo o pescoço.


- Meias:

Os pés são outro alvo de perda de calor e mantém contato com o chão, com a neve, então é importantíssimo que eles fiquem bem quentinhos. Normalmente se coloca a ceroula (que vai até o tornozelo) e por cima a meia. O ideal é que a meia seja de lã e que estique até quase o joelho por cima das ceroulas. Se estiver muito frio, é preciso duas meias, uma menor, que vá até o tornozelo só e outra como a que descrevi acima.


- Casacos ou blusas finas:


Esses são relativos. Isso porque depende da temperatura que estiver. Dentro dos ambientes fechados faz em torno de 20º, por isso se você se encher de roupas e não tiver como tirá-las, você vai passar um calor quando entrar em algum ambiente fechado. Normalmente, veste-se a ceroula (ou não, depende do frio), uma blusa mais fina, com uma manga curta ou 3/4, um pulover de lã como o da imagem acima e o casacão. O pulover pode ter uma abertura, como um zíper ou botões, para que você possa retirá-lo e ficar apenas com a blusa normalzinha em ambientes fechados.


- Calças:



Acho que a melhor opção é a calça jeans. Para as mulheres, acho ainda melhor as skinnys, que podem entrar para dentro das botas. Assim elas não molham nem sujam nas bordas e o vento não consegue entrar por baixo e esfriar as pernocas. Existe também o corte de modelagem chamado boot cut
que é um corte especial para que a calça fique por cima da bota, mas eu acho que qualquer espacinho solto entra ventinho e esfria. Hehehehe. E tem o skinny boot, que é um boot cut mais apertado na bainha.
É bom levar em consideração na hora de comprar ou trazer os jeans também que você ainda vai vestir uma ceroula e meias por baixo da calça, então, nem adianta ter aquelas que são meeeega apertadas. Por isso, aconselho também que sejam de jeans stretch, com elastano, para que dêem mais movimento ao corpo sem apertar demais.
A Levi's tem umas calças bem legais que tem preços justos no Canada e agora eles lançaram uma ótima modelagem para as brasileiras, o que eles chamam de Levi's Curve ID. Além da numeração normal de tamanho de calças, você pode escolher entre slight curve (mulheres com o bumbum pequeno), demi curve (mulheres com o bumbum médio) e bold curve (mulheres com o bumbum grande). Achei bem legal essa diferenciação, eu pelo menos sofro muito com pernas finas e bumbum grande. Hahahahaha. No site deles dá para você ver essas modelagens e os cortes que comentei acima.

- Botas:


O importante da bota é que ela mantenha o seu pé quente e SECO. Pois é, a bota deve ser impermeável para que a neve nela não derreta e chegue até as meias. Se você fizer uma pesquisa sobre essas botas, você vai ver que a maioria tem uma grande parte (a que envolve o pé) de borracha, justamente para que a água não entre. O forro também é super importante, tem que ser bem grosso para fortalecer o aquecimento.
Eu conversei com uma menina que mora em Montreal e ela disse que compra uma bota por inverno e que não gasta muito dinheiro com isso, porque o sal colocado nas calçadas para derreter a neve, acabam estragando as solas dos calçados. Ela também disse que tem umas botas para sair a noite (pra night!), normalmente ela usa as Uggs boots, vocês já devem ter visto alguém usando isso (na televisão ou filmes). São aquelas botas australianas de couro meio camurça acho. Eu perguntei a ela como ela fazia porque essas botas não são impermeáveis, ela me disse que tem um spray que você passa nos calçados que não são impermeáveis e que não deixa a água penetrar pelo tecido/couro/camurça. Legal né?
A Lidia, do Brasileira Abaixo de 30º, fez uma vez um post sobre as botas que ela comprou. Ela acabou comprando pela internet, porque não conseguiu encontrar uma bota de inverno boa do número dela (nº40). Fica a dica para as mulheres que tem pés maiores. O site onde ela comprou as botas é esse aqui e dá para ter uma idéia de como as botas devem ser. No caso da bota da Lidia, ela tem um forro que destaca do resto, acho que deve ser para lavar, não sei ao certo. Hehehehe.
O QblogZ também tem um post sobre isso bem legal. Ela diz algo bem importante: no inverno existe uma vaidade mínima. Não pense que você vai usar aquela sua bota de couro de salto, linda que você comprou em Petrópolis, porque NÃO ROLA. Primeiro porque quando neve e a temperatura volta ao positivo e depois vai ao negativo novamente, forma-se nas calçadas uma camada de gelo bizarramente escorregadia! Imagina que lindo tomar um tombão com seu salto lindo? Guarda ele para quando a neve for embora. Ela também indica a marca Cougar e o site SoftMoc para uma pesquisa melhor sobre os calçados.
Como você pode usar 2 ou 3 meias, é melhor comprar uma bota confortável e maior do que o seu número normal aqui do Brasil.


- Casacão:


No caso das mulheres, os casacos tem comprimentos diferentes. Eu acho melhor ter aqueles que vão até o joelho, apesar de serem mais caros, eles cobrem até mais ou menos onde o meião vai e depois tem a bota, então não fica muita parte do corpo exposto.
É importante também que o casaco tenha fechamento em todos os orifícios, com aquelas cordinhas que você puxa e fecha ou velcro, algo assim. Tudo para que o frio não entre.
O tamanho deve dar para você vestir todas aquelas camadas de roupa que falei anteriormente e ainda ficar confortável (dentro do possível).
O casaco deve ter bolsos para guardar as luvas e proteger as mãos e capuz. É bom o capuz ter aqueles pelinhos envolta das bordas para que a neve não caia no rosto e para aquecer melhor a cabeça.
Ele também deve ser impermeável.
Aquela minha amiga que eu disse que mora em Montreal me passou umas dicas também para casacos. Ela disse que o melhor hoje em dia é o Canada Goose, que é feito de penas de ganso. Minha mãe sempre me disse que os cobertores feitos de pena de ganso eram os mais quentes, a gente até tem uns no sítio. Então, realmente, um casaco de penas de ganso deve ser beeem quentinho. O problema do Canada Goose é que ele também é beeeem carinho. Hehehehe. Um casaco desses chega a uns CAD$500! Eeeeita! É complicado para os imigrantes que vão pela primeira vez a um lugar tão frio. Alguns dizem que não precisa disso tudo, que dá para comprar outros casacos que não sejam de marca por uns CAD$100 e outros dizem que as pessoas que não se adaptam ao inverno são exatamente as pessoas que não se vestem direito no inverno. Po, galera, tem que se decidir! Não sei realmente o que fazer e qual comprar. Deve ser difícil também passar o inverno inteiro com apenas um casaco! E comprar dois ou três casacos de CAD$500 realmente não está nos meus planos.
As outras marcas que já li sobre e que sempre me indicam são (em ordem de preço, do mais caro ao mais barato):
- Canada Goose (que eu já falei, vai de uns CAD$400 a CAD$500)
- Kanuk (não sei ao certo quais são os preços, mas sei que é também bem caro, por ser um dos mais famosos)
- The North Face (de CAD$300 a CAD$400)
- Columbia (de CAD$250 a CAD$350)
É claro que existem muito mais marcas que dizem que são mais baratas e com a qualidade justa. Mas isso só dá para saber lá, conferindo tudo olho-no-olho.
O blog Mudança de Hábito (oi, Betildaaa) fez um post muito legal só sobre casacões. E o melhor é que eles jea estão em Montreal, então são informações de quem já viu os preços e qualidade dos casacos pessoalmente. Vale a pena conferir.


Esses dois últimos itens, botas e casacão, são muito importantes e é bom serem comprados no Canadá mesmo, mesmo porque no Brasil nem existe esse tipo de coisa, só muito caro e com qualidade inferior.

É legal conferir as etiquetas e tags de tudo o que você comprar para ver até qual temperatura aquele produto garante que você se mantenha aquecido. Só é legal tomar cuidado para não se empolgar e comprar tudo que aguente até -60º, porque essas roupas vão te fazer passar um calorão toda vez que você entrar em um ônibus, café, restaurantes ou qualquer outro ambiente fechado. Eu acho que o ideal é ter alguns produtos, para temperaturas diferentes. Quando eu aprender melhor sobre isso venho aqui avisar. Hehehe.

No site Ola Quebec, além de muitas dessas informações acima, ainda tem os endereços e reviews das lojas que vendem esse tipo de roupa em Montreal, coisa que só vamos poder oferecer aqui depois que chegarmos lá e comprarmos nossas próprias roupas.

Na verdade todas essas informações são de sites que lemos ou que pessoas nos disseram, tudo isso ainda vai ser confirmado (ou não) e experienciado durante o inverno. Ou seja, não nos leve tão a sério, tire suas próprias conclusões. Medo do frio.


------------------------------------------------
Atualização:


A Pati, do blog Pati e Temps, me lembrou da balaclava. Para quem não sabe é essa touca de cabeça só com o espaço livre para os olhos, tipo de ninja. Na verdade eu nem sabia que se chamava assim, para mim era touquinha de ninja ou de ladrão. Hehehehe.
Eu não tinha colocado ela aqui antes porque não achei que fosse tão necessário.  Mas a Pati já está no Canada e já pegou até -31º, então eu acho que ela entende um pouco mais que eu, uma carioca praiana, né?
Ela disse que, para quem precisa ou quer fazer atividades em ambiente aberto por muito tempo, como caminhar ou tirar a neve da calçada, é uma mão na roda.
Acho que vale pelo menos ter uma no armário para quando quiser fazer uma atividade do tipo.


------------------------------------------------



Mais links sobre o assunto:

http://www.sorel.com/on/demandware.store/Sites-Sorel_INT-Site

http://blog.ola-quebec.ca/carnes,%20farinha%20de%20mandioca,%20creme%20de%20leite/inverno-em-montreal/

http://www.voir.ca/publishing/article.aspx?zone=1&section=25&article=55695

http://qc.yahoo.shoptoit.ca/shop/products--catId_1002054__catCrumbIds_1002065-1002353.html

http://www.brasmontreal.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=1329

http://www.softmoc.com/us/systemshow-searchr_G1WOS_D170_H12_P7

http://www.canada-goose.com/products/

http://quebequases.blogspot.com/2009_12_01_archive.html

http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/9/1493.html?p=28799

6 commentaires:

Pati e Temps a dit...

Olá!
Se me permitem uma intromissão, gostaria de sugerir também a aquisição de uma balaclava. Isso, é claro, pensando na possibilidade de vocês quererem fazer alguma atividade outdoor.
Estou em SK, que é realmente muito fria. Já fez -31ºC... mas na rotina de inverno de entra-e-sai de lugares aquecidos não vi muitos problema. Mas para caminhar, tirar neve da frente de casa, e qq outra coisa do tipo a balaclava faz uma bela diferença... a bochecha chega a quase congelar, juro!

Mas não é tão difícil quanto parece. Fiquem tranquilos e curtam bastante!

Beijos
Pati

merciquebec a dit...

oi joana!! putz vou pra lah sem roupa de inverno propria soh quero ver...desisti de comprar aqui ' muito caro!! bjos, adorei o post;)

Joana Nunes a dit...

Oi, Pati!!! Pois é, eu até pensei em colocar a balaclava (que eu nem sabia que se chamava assim hehehe), mas não achei que fosse tão necessária. Vou atualizar o post e inclui-la como uma possibilidade se a pessoa for fazer algo em ambiente externo. Valeu pela dica!! =c)

Raelen!!! Eu tb vou sem roupa, só algumas que arrumamos por aí, vamos comprar no primeiro dia, quando chegarmos! Aiiii que medinho, boa sorte para todos nós!

Beta Takaki a dit...

ae joanitaaa! Ja por dentro do que se veste por aqui, ne!! VOu dar uma lida no teu post!

Oh... o curso comeca dia 06 de fevereiro e vai ate 1 de abril. Tem turmas de manha e de noite (final de tarde e noite)
Chegas quando por aqui??
Beijooos
Beta

Beta Takaki a dit...

joanita, nao faco ideia, pq agora as pessoas ja estao se matriculando...acredito que todos os cursos comecam em janeiro. Pq tu nao passa um email para eles? Se quiser, Mitsuo pode ligar perguntando... ai ele tenta ligar de noite pq de dia ele ta no trabalho. =D beijooo

Leo a dit...

Achei uma loja excelente e barata por la. Cachecol, luva, ceroulas, etc. Grande variedade de produtos e preços. Parece uma Leader, C&A daqui, pra nós, recém imigrantes, tá ótimo! Comprei bastante por lá!
http://aubainerieconceptmode.com