mardi 2 novembre 2010

Bairros e dicas de aluguel em Montreal

Ás vezes eu fico pensando que o Consulado e o BIQ tem lá seus motivos para demorarem tanto com os processos de imigração. Nós por exemplo, estamos nessa há 2 anos! E, mesmo nunca tendo pisado em Montreal, sabemos onde ficam todos os bairros e suas características. Nesse caso, foi muito bom termos tido tanto tempo para pesquisa e trocar de informação com amigos.

Escolhemos 3 bairros para procurarmos apartamentos (mas não que outros estejam totalmente fora de questão, desde que encontremos um lugar legal): Plateau, Downtown e Outremont. Todos esses ficam bem proximos um do outro e são os bairros mais práticos ( e por isso, os mais caros). O que dá para perceber quando se procura apartamento em Montreal é que quanto mais longe do downtown, mais em conta ficam os preços. Por exemplo, um apartamento no Plateau de 2 quartos, está em torno de CAD$1000/mês. Enquanto nos bairros envolta ficam em torno de CAD$800/mês. Sendo que os do Plateau normalmente são menores. Isso sem contar os bairros realmente afastados, na periferia de Montreal, que são os bairros mais residenciais, onde só tem casas. Aí, a variação de preço é ooooutra, mas nem colocamos estes em questão já que são muito longe do Centro e não queremos ter uma casa (e suas responsabilidades) agora.

Fora isso temos algumas questões que prezamos na hora de alugar:

1) Praticidade. Isto quer dizer que o apartamento deve ser próximo ao transporte público (ponto de ônibus e/ou metrô) e quando eu digo próximo eu quero dizer beeeeeem próximo. Por que no inverno você não vai querer andar mais do que um quarteirão para entrar em um ônibus ou metrô quentinho, trust me. Muitos lugares também tem mini-comércios, como lojas 24h de conveniências, farmácias, mercearias, etc. Tendo algo do tipo por perto, melhor. A praticidade para um imigrante também inclui a proximidade ao Downtown da cidade, onde tem as empresas que vamos tentar empregos, tirar documentos, universidades, etc.

2) Tamanho. Tamanho para nós na verdade significa quantidade de quartos. Acho que não adianta nada, quando vc está em casal, tem um apartamento gigante, que seja um tipo loft/studio. Eu, particularmente, gosto de ter o meu espaço, com meu laptop, minhas coisas de desenho, meu som, etc. E sei que meu namorado também precisa de um lugar assim. Acho que um 2 quartos é o ideal para o casal. Um quarto de dormitório e outro de escritório/quarto de hóspedes (com um sofa cama bom em um canto).  Claro que se for um 2bedrooms e ainda por cima espaçoso, é ainda melhor.

3) Proximidade do lazer. Isso quer dizer que, se conseguirmos um apartamento próximo a um parque, como o Mont-Royal ou o La Fontaine, seria ótimo. Mesmo no inverno, os parques ficam abertos para patinação do gelo (que eu adoro) e no verão já sabe, é aquela festa com picnics, pessoas pegando sol, lendo livro... Morar perto de um parque com certeza é um ponto a mais para sua qualidade de vida.

4) Varandas e áreas externas. Tudo bem, lá só neva e no frio o apartamento fica todo fechado e etc etc, já ouvimos tudo isso. Mas o fato é que no verão e em uma temperatura mais amena, é ótimo ter pelo menos um espacinho ao ar livre para deixar o sol entrar na pele. No caso de uma área como quintal ou terraço ainda dá para rolar um churrasquinho (no meu caso vegetariano) com os amigos.

5) Sol. Confesso que ainda não estudei o movimento do sol em Montreal. Mas sei, que  como eu muitos lugares, um apartamento que tem sol direto, evita que tenhamos mofo e umidade em excesso dentro de casa, além de esquentar um pouco mais o lugar.

4) Extras. Alguns apartamentos oferecem coisas que não são assim tão essenciais mas que ajudam muito a tornar um ambiente aconchegante. No nosso caso, adoramos lareiras (que funcionem, pois muitos apartamentos tem lareiras fora de uso), claraboias (ajudam a iluminar os micro apartamentos caixinha que existem em Montreal), admissão de pets (se você tiver ou quiser ter um cachorro ou gato, deve perguntar ao proprietário e checar as regras do prédio), chão de madeira (mais quentinho), armários embutidos, etc.


Dicas

É bom sempre conferir o que o apartamento já oferece.

- Laundry: O ideal é conseguir um apartamento que tenha laundry no prédio ou máquina de lavar e secar roupas no apartamento, pois a grana que você vai gastar mandando lavar suas roupas fora ou comprando as máquinas, vai ser imenso, além de ter que andar até a lavanderia mais próxima.

- Aquecimento: Este pode estar incluso ou não no aluguel e ser do próprio apartamento ou do prédio. Conferir os termostato, que é melhor que seja digital e checar se o apartamento está bem vedado (checar janelas, portas e pequenas frestas por onde o vento pode passar) é essencial para ter um bom inverno quentinho.

- Eletrodomesticos: A maioria dos apartamentos em Montreal são repassados já com os eletrodomesticos indispensáveis, como geladeira e fogão. Desses, alguns os oferecem já inclusos no aluguel e outros oferecem um preço por eles quando se entra no apartamento (caso o inquilino ainda não os tenha). Alguns apartamentos ainda oferecem mais móveis ou eletrodomésticos, como microondas, máquina de lavar roupas, etc. Isso é muito importante para um imigrante recém-chegado, que não precisará gastar muito com esse equipamento mais pesado.

- Contrato: Acho que nem preciso falar o quanto é importante ler todo o contrato de aluguel, ne? Por estar em outra língua, para nós, é bom que seja lido 2, 3 vezes para não ter problemas depois.

Dito isto, vamos aos bairros.



É difícil dar o nosso depoimento pois ainda não estamos em Montreal, então qualquer coisa que dissermos será baseada em leituras e opiniões de amigos.

Encontrei esse post que fala bastante sobre os bairros de alguém que já mora lá.

Vou falar dos bairros que escolhemos.

- Plateau Mont-Royal: 



Uma vez, quando ainda estava na Aliança Francesa, tive uma mini-palestra com o Benoit, um senhor que trabalhava no BIQ. Ele disse que tinha ficado impressionado com os custos dos apartamentos aqui no Brasil e eu perguntei onde ele morava e onde ele aconselharia que morássemos em Montreal. Ele falou que morava no Plateau e que isso era uma questão muito pessoal. Ele gostava do Plateau porque tem uma arquitetura europeia, com pequenas escadinhas e pelos restaurantes, barzinhos e ambientes que lá existem. Mas disse também que era um bairro caro para um imigrante, mas nada que se comparasse aos alugueis do Brasil. Eu acho lindíssimo (através de fotos) e é relativamente perto do centro, o que ajuda muito. Apesar de ser um pouco mais caro, dá para conseguir um apartamento menor por um preço justo. A maioria dos Quebecoises indicam este bairro como seu preferido dentre os próximos do Centro, pelo menos os Quebecos que eu já conversei sobre. Supercharmoso.

- Outremont:



Para mim Outremont é um bairro quase-Plateau, só que um pouco mais longe do Downtown. Já li que lá tem muitos restaurantes, padarias fofas e mini-comercios bacanas. Além daquela arquitetura bonita que já encontramos no Plateau.  É um bairro com um grande número de judeus.
Links: http://en.wikipedia.org/wiki/Outremont,_Quebec
http://www.imtl.org/montreal/borough/Outremont.php
http://www.studyinmontreal.info/en/living/outremont

- Centre-ville (Donwtown):



Não preciso nem dizer que a praticidade faz o lugar né? Aqui você mora perto de tudo, comércio, universidades, transportes, restaurantes, etc. Para um imigrante é ótimo estar perto de qualquer coisa que esteja acontecendo na cidade, principalmente no inverno, quando a tendência é ficarmos dentro de casa.
O problema é que o bairro não é tão bonito como os outros, cheio de arranha ceus e obras barulhentas. O ideal é procurar moradia próxima ao Centre-ville e não na meiuca de tudo.
Links: http://www.destinationcentreville.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Downtown_Montreal

Gente, tudo isso é a opinião de uma pobre futura-imigrante que nunca foi nesse lugar. Então são coisas que eu imagino através de tudo que já li e ouvi. Cabe também a cada um procurar o lugar ideal a partir dos próprios gostos e exigências. Espero que tenha ajuda em alguma coisa.

Aucun commentaire: