dimanche 7 novembre 2010

Currículo Quebeco

Aos futuros imigrantes que ainda não sabem, não basta apenas traduzir o seu currículo brasileiro para o francês para entrar no mercado de trabalho do Quebec. A província tem um modelo próprio a ser seguido.

É difícil falar sobre isso porque não temos uma profissão muito normal. No design as coisas são bem diferentes quando procuramos emprego. Primeiro que precisamos de um portfólio. O ideal é ter um online em inglês (língua universal) e um portfolio físico (se você é designer gráfico) sem nada escrito, só com imagens (assim o portfólio torna-se comum a todas as línguas, depende de como você vai apresentar cada trabalho oralmente) para levar nas entrevisas. Além disso temos o currículo, que é o primeiro passo para se "mostrar" ao mercado de trabalho. No caso do Quebec, é legal ter um currículo em francês  e um em inglês, caso a empresa seja anglófona.

Como designer, nós já temos uma preocupação maior com a apresentação do nosso trabalho e a estética do nosso currículo. Sabemos que o ideal é manter uma letra legível mesmo que impressa (com no mínimo 10pt de corpo) e uma diagramação boa, com um bom espaçamento entre as linhas (mais ou menos 1,5). Se você não tem idéia de como uma diagramação pode ser boa, pense que é muito importante remeter hierarquias no seu currículo. Por exemplo, como você vai separar suas informações? A melhor coisa é ter uma ordem do emprego mais recente ao mais antigo, escolher uma letra maior ou mais pesada (em negrito) para os nomes dos empregos, separar com parágrafos as informações mais distintas, etc.

Eu até gostaria de deixar meu currículo aqui como modelo, mas por motivos de privacidade, prefiro não fazer isso, espero que entendam.

Ok, um currículo deve ter um mínimo de páginas também, no maaaaximo dos máximos 3, incluindo a sua carta de apresentação, na qual você deve escrever rapidamente sobre você, se apresentando à empresa e dizendo porque você deveria ser escolhido para trabalhar lá. Isso é bem dificil para mim. Falar de mim mesma e principalmente ressaltar minhas qualidades é estranho. Mas, é preciso. Mostre às outras pessoas também, principalmente pessoas do mesmo meio profissional, para que possam criticar e para que você melhore cada vez mais sua forma de se apresentar.

Outra dica legal é direcionar o seu currículo (e portfólio, se for o caso) para a vaga que você está aplicando. Por exemplo, se eu for tentar um emprego em uma revista, devo colocar meu trabalho de diagramação e impressos, ou seja, os que cheguem mais próximo do que eu penso que farei naquela vaga. Assim como a carta de apresentação, que deve ser direcionada para fazer com que você pareça perfeito para a vaga (claro, sem mentiras ou exageros!).

Voltando a hierarquia e organização do seu currículo, existem 3 maneiras mais conhecidas de organizar as informações: cronológico, funcional ou misto. As informações mais detalhadas abaixo foram retiradas do blog Che Nous Au Quebec e, acho eu, são fundamentais.

"CV Cronológico
O CV cronológico apresenta as experiências de trabalho adquiridas dentro de uma mesma área de atividade. Você deve enumerar os empregos que ocupou segundo a ordem cronológica inversa, isto é, começando pelo mais recente.
O CV cronológico é aconselhado se:
· Você deseja um emprego dentro da mesma área;
· Se sua experiência de trabalho ou sua formação tem certa evolução.
Modelo de CV cronológico


CV Funcional
O CV funcional permite destacar suas competências mais do que suas experiências de trabalho. Você deve descrever suas competências começando por aquelas que têm ligação com o emprego pretendido.
O CV funcional é aconselhado se:
· Você tem pouca experiência ou nenhuma – o que é o caso de todo imigrante: não existe experiência profissional canadense;
· Você teve muitas funções, mas não existe ligação entre elas;
· Você deseja mencionar talentos jamais usados em seus empregos anteriores.
Modelo de CV funcional


CV Misto
O CV misto (mixte) é o mais usado. Ele apresenta tanto suas experiências profissionais quanto suas competências agrupadas em ordem cronológica.
O CV misto é aconselhável se:
· Você freqüentemente muda de função ou emprego;
· Você tem muita experiência num domínio, mas trabalhou para muitos empregadores.
Modelo de CV Misto"


No mesmo blog, eles colocam a opção de CV eletrônico, mas acho que hoje em dia, a melhor versão deste é o LinkedIn. Se você ainda não conhece, o LinkedIn é um site de relacionamentos voltado para o lado profissional e não pessoal, como o Facebook por exemplo. O legal dele é que você introduz seus dados e informações em formulários e ele mesmo monta o seu currículo. Você só vai preenchendo. Outra coisa boa é que você pode formar uma rede de amigos/colegas de trabalho, formando uma rede de relacionamentos profissionais, com pessoas que poderão te recomendar e ajudar a encontrar um novo emprego. É muito fácil de usar e muito legal de ser enviado junto com seu currículo, assim o empregador pode ver mais sobre você, os grupos dos quais você faz parte, seus amigos, etc. Muito legal, vale a pena.


Para os designers:

No caso dos designers gráficos, é legal também fazer um cartão de visitas com seu site-portfólio e seu e-mail (já que você vai chegar em um lugar novo e ainda não sabe seu telefone e endereço de lá). O cartão deve ter a ver com você e mostrar um "aperitivo" do seu trabalho. Se você é da área de impressos, é bom que escolha bem o papel e a forma de impressão, que já vão introduzir às pessoas o seu gosto pessoal.

Para os designers que querem fazer um portfólio online, existem vários tipos de sites que oferecem isso. Eu estou fazendo o meu (ainda não está pronto, quando estiver, coloco aqui no blog) através do Cargo Collective. Mas também são bons o Indexhibit e o Carbonmade (este último, o mais fácil de fazer). É legal você ver qual tem mais a ver com você e qual será mais prático e fácil para que você atualize. Eu achei o Indexhibit muito difícil de trabalhar e o Carbonmade muito comum. Acho que o mais importante em um portfolio é você sair dos modelos que te dão, quanto mais incomum for o seu site, mais ele irá aparecer pessoal e diferente. E bacana também comprar um domínio com o seu nome para parecer mais pessoal. O que eu fiz também foi pegar um modelo já pré-definido do Cargo e modifica-lo até que fique do jeitinho que eu quero. Dá trabalho, mas tenho certeza que isso vai retornar de uma forma muito boa (como um bom emprego), eu espero!



Links: http://chezlesprest.blogspot.com/2008/07/ol-pessoal-bom-dia-aps-alguns-dias-fora.html
http://emploiquebec.net/Guide/fr/accueil.htm

1 commentaire:

Fernanda a dit...

Olá, Joana
Que bom que gostou do nosso blog, também gostei das informações que encontrei no seu. Adorei os intensivões.

Apesar de ainda não termos enviado nossos documentos, já somos antigos no assunto imigração. Estamos desde 2006 decididos a ir. E finalmente esse ano termino minha graduação e enviaremos o nosso dossie.


Abç,
Fernanda