mardi 2 novembre 2010

Onde ficar? Onde morar?

Com os pedidos de exames, vieram outras preocupações, como onde ficaremos em Montreal.

Inicialmente é preciso ter um plano A, que  no nosso caso seria ficar em um studio durante um tempo até encontrarmos um apartamento bacana. Basicamente existem 4 studios mais conhecidos em Montreal, são eles:

- Outremont Suites:
Bem, esse é complicado. Existe um tópico na comunidade "Quero ir para Quebec" do Orkut, onde um casal dá um aviso para não irem para o Outremont Studios. Eles relatam a história ruim que tiveram com os responsáveis do estabelecimento. Não acreidto que isso aconteça com todos, mas, é melhor procurar um lugar que não tenha reclamações do que correr o risco de ter aborrecimentos depois de uma viagem longa.

- Studios Fleurimont:
Dizem que o Fleurimont só se deve alugar os 2 1/2 pois os menores são muito pequenos para o casal e o ruim é que eles só alugam por 3 meses, o que fica difícil para quem vai procurar apartamento fixo. Queremos algo que possamos sair quando quisermos.

- Place Lincoln:
É o que mais gostamos. Uma coisa que valorizamos muito em um studio temporário é a localização. Algo que esteja perto do centro é ideal para um imigrante recém chegado que precisa tirar milhões de documentos e resolver muitas coisas. O Place Lincoln é um pouco caro, mas no caso, pode-se alugar o studio ou o 1 bedroom e dá para escolher alugar por dia, semana, mês ou acima de 6 meses (o que fica mais barato).

- Berri Suites:
Conselho de uma amiga: o Berri não presta. Ok, anotado, Berri descartado.

O importante é pesquisar legal um lugar que tenha internet, um mínimo de conforto, que não seja muito pequeno (para o casal não enlouquecer) e que o serviço seja legal (pessoas simpáticas). Pretendemos chegar no inverno, isso quer dizer que precisaremos de confortos que durante o verão não precisaríamos, como proximidade do studio a transportes, bom aquecimento e espaço para descansarmos bem dentro de casa.

Como plano B, estamos também a procura de um apartamento fixo daqui do Brasil. Vai que encontramos algum legal o suficiente, né? Daí nem precisaríamos de um studio temporário.
Os sites que usamos nesse search maluco é o Montreal Craigslist e o Kijiji. Claro que estamos em desvantagem daqueles que já estão em Montreal. Primeiro, que todos os anúncios que vemos tem que ter fotos, para termos uma idéia do apartamento, com isso perdemos os anúncios que não tem fotos mas que podem ser bons apartamentos. Segundo, que quem está em Montreal pode andar pelas ruas buscando as plaquinhas de "for rent" de apartamentos que não foram anunciados nos sites. E terceiro que, estando por perto, poderíamos visitar os lugares e ver de perto se realmente são bons. Nessa parte, pelo menos temos amigos por lá que estão dispostos a nos ajudar checandose está tudo ok com os aps. Mas mesmo assim, é bem difícil.

Entramos em contato com alguns proprietários e ainda não sabemos se vão nos responder, pois somos brasileiros, imigrantes e não temos emprego fixo ainda. Estamos tentando nos aproximar deles, contar nossa história para que confiem melhor na gente. Vamos ver se dá certo.

Procuramos um apartamento no Downtown, no Plateau ou em Outremont (depois escrevo melhor sobre os bairros). Pode parecer frescura, mas valorizo muito o lugar onde vamos começar a nos adaptar e quero que seja do nosso jeitinho e bem próximo aos amigos e praticidades. Procuramos um 2 quartos (4 1/2), queremos fazer um dormitório e um escritório/quarto de hóspedes. Outra coisa é que queremos muito adotar um pet quando chegarmos, por isso, o apartamento deve aceitar cachorros ou gatos (isso é mais  difícil que imaginei). Outros plus só aumentam os pontos do lugar, como varandas, claraboias (amo), banheiro a mais, tamanho, etc.

Ah, para quem ainda não conseguiu entender o lance da numeração dos quartos no Quebec, é o seguinte, o "1/2" significa banheiro e o número que vem antes, a quantidade de cômodos fechados. No caso do 4 1/2, por exemplo, significa que tem 1 banheiro, 2 quartos, 1 sala e 1 cozinha (fechada, pois tem muitos apartamentos que tem cozinha aberta à sala). Dá uma olhada:

studio (tipo kitnet): 1 1/2 (um ambiente + banheiro)

1 quarto: 2 1/2 (um ambiente para sala e cozinha + um quarto + banheiro)

2 quartos: 3 1/2 (um ambiente para sala e cozinha + 2 quartos + banheiro)

... e por aí vai. É até estranho pensando assim, será que eu escrevi certinho? Já me confundi, enfim, se tiver, errado, me corrijam, mas acho que é isso sim. O lance é que nos anuncios, normalmente tem traduções em inglês, que constam a contagem americana, que é como a nossa "2bedrooms", etc. Além disso, na descrição do apartamento, eles falam direitinho quantos quartos são dormitórios, quantas salas e talz.

Ah, tem também algumas coisitas interessantes, tipo, powder room, que eu achava que era algo como despensa, já que "powder" significa pó, logo, quartinho onde guardasse o pó, sei lá. Mas, na verdade, powder room é um lavabo e o pó do qual a palavra se refere é o pó de arroz que as mulheres passam, como se fosse um quartinho de maquiagem. Meio louco ne? Mas é interessante o que você pode aprender só em procurar apartamentos. Hehehe.

3 commentaires:

Ventura a dit...

Olá Joana, gostei do seu post pq sempre me pego pensando em qual studio ficaria no primeiro mes... no outremont eu nao ficaria nem de graça!! Mas no berri talvez seria minha opção... gostaria de saber quais foram os motivos para sua amiga nao indicar?

Abs.

ventura

Joana Nunes a dit...

Astor, realmente não lembro o porque. Acho que ela tinha dio visitar alguém no Berri e o apartamento era um lixo, algo assim. Mas como essa amiga é de confiança, eu simplesmente descartei o Berri dos meus planos.

Ventura a dit...

Merci, Joana!