jeudi 4 novembre 2010

Intensivão futuro imigrante - parte 1

Como nem me lembro mais do que escrevi no começo de processo, achei legal colocar um passo-a-passo intensivão aqui para os futuros imigrantes que querem começar seu processo.

Primeiro temos que entender que o processo de imigração muda sempre. De alguns anos pra cá, mudou pouco, somente alguns pequenos quesitos, mas andam dizendo por aí que em 2011 ele mudará legal. Bem, por via das dúvidas, deixo claro que todas as informações que colocarei aqui, são as que eu fiz na minha época de processo, ok? Cabe a cada um verificar nos sites oficiais se continua a mesma coisa. Os sites são:

Então, eu pensava que existissem apenas 2 tipos de processos de imigração para o Canadá: via governo federal e via Quebec. Na verdade você não precisa estar indo morar no Quebec para fazer o processo pela província, claro que é mais ético que você vá para a parte francófona se for fazer esse processo ou para a anglófona se for fazer o processo federal. Mas um não elimina o outro. Explico. Tanto o processo federal como o de Quebec tem o mesmo fim: o visto canadense de residente permanente. Este, é emitido pelo Consulado Geral do Canadá e é aceito em todo o Canadá. Eu, por exemplo, fiz meu processo via Quebec e realmente vou para Montreal, mas poderia mudar de idéia e resolver ir para Vancouver. O contrário também se aplica, se você fez o processo via federal, poderá livremente morar no Quebec, se assim achar melhor. Essa atitude não é bem vista, por que em teoria, existe um processo para cada caso e cada parte do Canadá tem a sua demanda, logo, cada parte deve decidir se a pessoa está apta a residir ali ou não. Mas, como o Quebec não é um país, o visto deve ser canadense de qualquer maneira. Pesquisando para escrever este post, encontrei aqui informações que eu não sabia. Que, na verdade, existem 3 processos de imigração como trabalhador qualificado (skilled worker), os dois que citei acima e mais o processo por província, no qual você escolhe o lugar para o qual quer ir, mas esse eu realmente só soube agora, então não vou nem falar sobre, ok?

Primeiro passo para qualquer um dos processos é fazer o teste online para ter uma idéia se você está qualificado ou não. Aqui na coluna do lado tem um gifzinho para o teste online do processo via Quebec, caso vocês não saibam o endereço. Mas não se desesperem se não passarem de primeira no teste online. Você não vai ficar marcado com o BIQ ou com o Consulado, pois o teste é somente para o seu conhecimento e você pode fazer quantos quiser. Aliás, esse é o ideal, fazer vários testes mudando algumas coisas. Eu, por exemplo, não passei no meu primeiro teste. Depois, fiz tentativas com vários níveis de língua e descobri que precisava melhorar o meu francês que eu passaria. Essa primeira etapa é importante para você se localizar, saber se você se encaixa mesmo no perfil ou o que te falta para que se encaixe.

Vamos falar um pouco sobre os 2 tipos de processo que mais conheço.

Processo via governo federal:
Como eu fiz o processo via Quebec, não sei muito sobre o processo via federal. Mas vou tentar falar o que sei. No federal, como se deduz que você vá morar na parte anglófona do Canadá, pede-se que você tenha um bom conhecimento de inglês (eles pedem que você envia o comprovante do IELTS junto com os docs de entrada), precisa ter dinheiro para se sustentar no país durante 6 meses e ter nos últimos 10 anos pelo menos 1 ano contínuo de experiência de trabalho remunerado em uma das profissões da lista deles, chamada NOC (National Occupation Classification). Na época que eu apliquei para o Quebec, me diziam também que esse processo era o mais longo, mas como hoje em dia o Consulado está demorando mais de 10 meses para o envio dos pedidos de exames médicos, fica difícil saber qual demora mais, depende muito de cada caso mesmo.
Posso estar esquecendo de algo, mas acho que é isso.

Processo via Quebec:
Para entrar com o processo, você precisa ser jovem (menos de 35 anos), ter curso superior completo, ter experiência de trabalho na sua área de pelo menos 2 anos (válido estágios), ter uma quantia em dinheiro para se sustentar durante 3 meses no Quebec e ter 150h de curso de francês (o que eles julgam um nível básico).

Lembrando que os dois processos funcionam com um sistema de pontuação. Os dados que citei acima são os básicos para se ter uma pontuação mínima e quase que obrigatórios, mas outras qualificações, como cursos, tempo de trabalho, se você é casado, se tem filhos, adicionam pontos ao seu perfil.

As maiores diferenças entre os dois são: a quantia de dinheiro que você tem que ter - no processo Federal é maior e dizem que você precisa comprovar também com extratos de conta, enquanto no via Quebec, você só precisa assinar um termo se comprometendo a ter o dinheiro -; a língua - no Federal deve-se apresentar um teste do IELTS de inglês e no via Quebec, como a entrevista é em francês, é só ter algum comprovante ou carta de cursos ou professores particulares-; a lista de profissões - no Federal, a sua profissão deve estar na lista do NOC, enquanto no no Quebec você pode se inscrever com qualquer profissão, desde que tenha experiência nela -; e o tempo - dizem que o Federal dura mais, mas hoje em dia já não sei qual é essa relação, talvez seja legal dar uma checada nas timelines do pessoal de cada processo.

Se depois de tudo ler tudo isso, checar os sites oficiais, conversar com a sua família, a sua decisão é mesmo sair do Brasil e morar no Canadá, se você escolheu fazer o programa via Quebec, então você vai gostar do parte 2 desse post! Tcharam! Não percam cenas do próximo capítulo! Hehehe.

Links:

2 commentaires:

merciquebec a dit...

oi menina!! adorei o blog novo=D post mega legal esse!!! bjos.

Joana Nunes a dit...

Brigadaaaa! Agora que o nosso processo já está acabando, quero ajudar os outros, ne? ;c)

Beijos!