vendredi 19 novembre 2010

Resumo da saga "Exames médicos e passaportes"

Nós temos uma superstição com o nosso processo, sabe, pode parecer bobeira, mas meu pai sempre diz para manter tudo em segredo até que se torne real e finalizado. Acho que assim não atraímos energias de fora, sejam elas positivas ou negativas, e conseguimos resolver tudo sem gerar expectativas de terceiros.

Mas acho que agora podemos contar como tudo se desenrolou nessas últimas semanas. Pois bem, no dia 22 de outubro de 2010, como uma sexta-feira comum nossa, ligamos para o Consulado para encher o saco da Maura e perguntar como andava o nosso processo. Olha, confesso que eu já estava pensando em começar novos cursos, fazer viagens por aqui, planos de quem não conseguiria o visto ainda esse ano. E é estranho como sempre quando você menos espera, as surpresas boas acontecem. Eis que a Maura nos informou naquela sexta que nossos pedidos de exames tinham sido enviados naquele dia. Eu não conseguiria transmitir a vocês o tamanho da nossa felicidade e surpresa, foi o primeiro dia que ligamos sem esperanças, só para manter a consciência limpa e ouvimos a melhor notícia do mundo. Foi ótimo, apesar de ter sido em uma sexta-feira, ficamos contando os milésimos de segundos para a chegadas dos exames, fizemos 300 cálculos de quanto tempo demoraria a correspondência de São Paulo até o Rio. Hehehe, só quem passa por essa situação consegue entender essas loucuras.

Como já tínhamos feito nossos exames médicos há 5 meses (isso mesmo, desde maio!), ficamos preocupados, se teríamos algum problema. Daí, nesses dias de espera, ligamos para o consultório do médico que fizemos os exames, eles entraram em contato com o Consulado e confirmaram que realmente estava tudo certo, sem problemas. Isso pq, antes de fazermos os exames, tínhamos enviado um e-mail para o Consulado perguntando a data de validade deles, já que não fazíamos a menor idéia de quando receberíamos os pedidos e eles nos informaram que a validade do visto era de um ano a partir da data dos exames médicos e pronto.
Mas, quando ficamos sabendo que os pedidos chegariam, achamos melhor conferir tudo isso direitinho.

Os pedidos chegaram na quarta feira da semana seguinte, dia 27 de outubro de 2010, ou seja, para quem está esperando os pedidos no Rio, pode anotar aí que eles demoram 3 dias úteis para chegar. Por pura coincidência, nesse dia o correio chegou mais cedo aqui no prédio e conseguimos ainda levar os pedidos até o consultório do nosso médico para que fossem enviados. No dia 28 de outubro de 2010, na quinta-feira, o consultório enviou nossos exames a Trinidad e Tobago via Fedex. Nós já tínhamos pago tudo em maio, até o envio do Fedex, então eles nos enviaram por e-mail um código de verificação para rastrearmos nossos exames até TT. Nem preciso dizer que ficamos 24h por dia no site do Fedex, ne? Hehehehe.

Depois de uma mega viagem, nossos pedidos chegaram dia 2 de novembro de 2010, em uma terça feira, em TT. Isso quer dizer, anotem mais uma, que nossos exames demoraram 5 dias para chegarem em TT.

Depois de 3 dias dos exames já em TT (ou seja, no dia 5 de novembro), ligamos para o Consulado para sabermos qual seria o próximo passo. Primeiramente, a Maura disse que deveríamos esperar, pois demoraria uns 5 dias (a partir da chegada dos exames em TT) para que o OK de TT chegasse ao Consulado de São Paulo. Mas logo em seguida, ela resolveu checar no sistema o andamento dos nossos processos e até ela se surpreendeu, disse que era íncrivel, mas TT já tinha devolvido o OK e que estava tudo certo para enviarmos os passaportes. Ela nos explicou que deveríamos pagar uma taxa final (mais uma facada), nos deu a quantia certa de acordo com o câmbio do dólar daquele dia e os dados da conta que deveríamos depositar a taxa. Ela nos disse também que demoraria uma semana para a emissão do dito cujo. Desligamos o telefone e já organizamos tudo, enviamos cada passaporte + recibo de taxa dentro de um envelope menor, com os dados do processo escritos do lado de fora de cada envelope e mandamos tudo centro de um envelope maior com o endereço certinho do Consulado e o nosso como remetente. Confesso que fiquei meio tensa nessa parte, saber que nossos passaportes estão voando por aí não é nada agradável. Escolhemos o melhor Sedex para fazer essa entrega, com rastreamento, claro.

Os passaportes chegaram no Consulado dia 9 de novembro, demorou 2 dias úteis. A partir daí, relaxamos um pouco. Queremos viajar no começo de janeiro e pensamos ser impossível o Consulado demorar mais do que isso para emitir nosso visto. Conversando com amigos também nos disseram que existe uma lei que diz que eles não podem manter seu passaporte por mais de 15 ou 20 dias. Pois bem, melhor para nós.

Essa semana, algumas pessoas que já estão com o passaporte há uma semana ou mais no Consulado, receberam a ligação da Maura dizendo que os vistos estavam prontos. Ficamos apreensivos, já que nossos passaportes fizeram uma semana lá na terça-feira agora. Esperamos, esperamos e resolvemos ligar hoje de manhã. A Maura respondeu dizendo que realmente ainda não tinham emitido nossos vistos, mas que estava tudo certinho e que semana que vem deveriam nos ligar perguntando se preferimos que enviem pelo correio ou se vamos busca-los pessoalmente. Vamos torçer! Boa sorte a todos nós!

Enquanto isso, muitos outros problemas a serem resolvidos.... ui!

3 commentaires:

Jorge e Loriane a dit...

Oi Joana... Nossa como eu não conhecia o blog de vcs!?!?!? Eu estava lendo agora e adorei... Muito completinho e bem detalhado... Informação de qualidade... Já adicionei na lista dentro do meu blog. Bom, se vcs não autorizarem eu tiro.

Bom, agora comprem as passagens logo e venham embora...

Qq ajuda, dica, correria, amigos, etc que vcs precisarem é só falar...

Jorge Uvo
http://uvosnumafria.blogspot.com/

Rogerio Matos a dit...

Joana e Danilo, tudo bem?!

Meu nome é Rogério Matos, sou de Salvador e tambem estou fazendo o processo para imigracao!
Achei o blog de voces MUITO bom! Realmente tem informações sobre tudo. Achei o link numa comunidade no orkut e todo dia tenho olhado.
Eu ja estou na parte federal: mandei meus documentos no dia 2 de dezembro e agora é esperar muito para marcar os exames!
Gostaria de uma ajudinha, mesmo com tantas informações tao bem detalhadas.

- Quanto foi a taxa final?
- Voces fizeram o exame antes de receber o papel neh? Gostaria de saber quanto custa os exames e o FEDEX; Nao tenho ideia quanto vou gastar depois de 2 facadas ja..rs.
Meu email é rogerio.matos.silva@gmail.com .
Morei em Montreal durante 11 meses (agosto 2009 ate julho 2010), num bairro pertinho de outremont, em frente a Universite de Montreal. Se precisarem de alguma, dica,conselho,mais contatos de gente la, podem contar comigo ta.

Ja agradeço em avanço.

Forte abraco

Joana Nunes a dit...

Oi, Rogerio! Te enviei um e-mail, dá uma olhada lá!