samedi 13 novembre 2010

Quebec Experience Class - nova maneira de ser um residente permanente!

Tô besta! Esse processo novo que andam falando no Orkut parece ser realmente muito bom e muito, muito mais rápido. Uma das primeiras timelines do processo foi mais ou menos assim:

12 de junho : formatura em uma universidade do Quebec

22 de junho : recebimento do CSQ após remessa do certificado de conclusão

12 de julho : envio dos atestados de antecedentes criminais

22 de setembro : solicitação dos exames médicos

5 de novembro : solicitação do passaporte, finalização do processo

Sério, fiquei besta. Ainda bem que meu processo já está nas últimas, senão eu ia largar tudo para fazer o mesmo que muita gente fez quando eu ainda iniciava o processo de imigração: ir ao Quebec com o visto de estudante.

Claro que precisa-se de um dinheiro imediato maior para isso e com o visto de estudante não se pode trabalhar no Quebec, apenas dentro da sua instituição de ensino, se não me engano. De qualquer maneira, aqueles que estiverem se formando no Quebec em um mestrado, doutorado, bacharelado ou qualquer curso no qual você tenha estudado por 2 anos ou mais e que tenha obtido um diploma NO QUEBEC.

Segundo, o pessoal do Orkut, esse tipo de processo se aplica aos:

"1 - Estudantes estrangeiros podem candidatar-se a este programa se tiverem obtido um diploma ou certificado de uma instituição reconhecida pelo Ministério da Imigração do Quebec, tenham estudado no Quebec pelo menos, 1,800 horas (dois anos) num college ou universidade e, caso os seus estudos não tenham sido concluídos em francês, demonstrarem que tenham concluído com êxito um curso de francês através de uma instituição em Québec;

2 - Trabalhadores temporários estrangeiros no Québec serão elegíveis para apresentar uma candidatura a este programa se tiverem 12 meses de experiência de trabalho no Québec nos 24 meses anteriores à aplicação ou estiverem empregados com work permit válido em Québec durante a sua aplicação, e demonstrarem que tenham concluído com êxito um curso de francês através de um centro de treinamento ou que tenham passado um exame oficial de língua francesa (TEF)."

Lembrando que o processo é somente válido aos que estudaram ou trabalharam legalmente no Quebec.

Cariocamente falando: IRADO! Mesmo não me encaixando nesses requisitos, adorei saber do QEC, uma iniciativa muito bacana para quem tem grana para ir como estudante e depois gosta do lugar e quer ficar. O melhor é que é o processo mais rápido atualmente. Tenho certeza de que isso vai mudar muito os números dos estudantes estrangeiros no Quebec.

Ponto para o governo Quebeco!



Aucun commentaire: