jeudi 8 janvier 2009

TCF Quebec e Delf

Tenho percebido na lista que "assinamos" (canada immigration brasil) que muitos candidatos a imigracão pelo processo provincial do Quebec tem recebido seus CSQs pelo correio, sem entrevistas. Todos com o mesmo argumento: ou tinham passado tempos no Quebec (ou na França) ou tinham feito provas de nivelamento de francês.

O curioso é que, no ano passado, durante meu curso na Aliança Francesa, houve um boato de que em 2009 o processo por Quebec seria assim: quem tivesse como comprovar (mas comprovar meeesmo, com provas oficiais ou coisa assim) o francês, não precisaria de entrevista. E, disseram, que foi assim que surgiu o TCF Quebec, que não precisa de prova escrita, somente oral.

Quando me falaram isso, fiquei em dúvida e depois acabei até esquecendo. Mas agora vieram esses exemplos de pessoas recebendo os CSQs por correio e aí eu me pergunto: se isso não é verdade, se é só um boato, pq diabos criaram o TCF Quebec? Só para enviarmos uma "prova" de que falamos francês aleatória? Mas pq pagaríamos 86 euros para fazer uma prova e "comprovar" nosso francês quando podemos comprova-lo atraves de declarações assinadas até pelos professores particulares alheios?

Muito estranho...

Bem, já que nós acabamos de enviar nossos documentos, estamos seriamente pensando em fazer o TCF Quebec e enviarmos como complemento ao nosso dossiê. Quem sabe, não é mesmo? Se livrar da entrevista seria ótimo, só não ter que ir à São Paulo e passar por todo aquele nervosismo... perfeito.

Estamos pesquisando sobre o tal TCF Quebec, encontramos informações no site da Aliança Francesa aqui ó.

Bem, vamos tentar, ver no que dá...

3 commentaires:

Canada - Montreal a dit...

Feliz ano novo !!!
É verdade, realmente foi assim conosco, delf b1 e ajuda de DEUS nos permitiu receber o CSQ em casa.
Manda DELF B1, bom o q for mais tranquilo pra vcs.
abraço,
Cicero Leonardo

Lidia Barreiros a dit...

Oi Joana!
vi teu flickr e vi q vc manda bem demais!
Sou designer tmb...e tou imigrando pro quebec...vou te add aqui tá?
Até.

Marcos, Simone, Lucca e Julie a dit...

Mes amis,

Cheguei a vocês a partir do groupo no yahoo... Sua dúvida é similar a minha... Postei um comentário no yahoo a respeito. Para mim, que sou de SP, o custo é o que pega. Para vocês, pode valer a pena...

Abraços, bonne chance e visitez nous: jmappellecaillou.blogspot.com

Marcos