vendredi 3 octobre 2008

Fase de "entendimento" dos formulários

Assim que comecei com essa idéia digamos maluca de ir para o Quebec, a primeira coisa que fiz foi imprimir os formulários do site. Imprimi o "Demande de certificat de seléction", o "Contrat relatif à la capacité d'autonomie financière" e o "Demande de certificat de seléction (Déclaration des époux ou conjoints de fait)". Tentei, mesmo sem saber de nada, preencher alguma coisa naquela época, mas não entendia o francês muito bem e desisti. Pois bem, isso foi em março deste ano e agora, depois de dois modulos de francês, voltamos aos formulários, agora preparados, para preenche-los devidamente, como eles merecem! =c)
Entao, descobrimos que em vários blogs as pessoas ajudam em posts a preencher os formulários (é só procurar no Google), mas o melhor link que encontramos até agora para isso foi a Comunidade Brasil-Quebec (tem o link aí do lado). Eles explicam e traduzem cada partezinha do formulário, ainda assim ficam algumas dúvidas, mas a gente é brasileiro e não desiste nunca (hehehe) e pergunta pra Deus e o mundo até ter as respostas certinhas. Por isso, quem estiver na fase de "entendimento dos formularios", entre em contato para trocarmos informações.
O fim de semana (que começa hoje) vai ser marcado por checklists e preenchimentos de formulários. Isto pq agora entramos numa de enviar o dossie antes de dezembro, pois já tinha ouvido dizer que desembro é a pior época de envio, já que é seguido pelos feriados de fim de ano e isso atrasa um pouco a espera para a entrevista. Vamos ver.
Outra coisa é a tal da crise. Faço parte de uma lista onde todos estão falando disso. Eu jea tinha postado que fiz essa pergunta ao M. Bienoir St-Jean quando ele foi à Aliança, mas não fiz uma pergunta específica que agora me intriga. Antes eu estava mais preocupada se a crise afetaria a nossa vida de imigrantes em 2010 e agora percebo que já está afetando. O lance é que todas as taxas e comprovações de renda que devemos enviar e provar no nosso dossiê terão de ser convertidas do real para o dólar e o dólar está nas alturas (hoje o dólar abriu a R$2,06). Nós sempre fizemos nossas contas partindo do principio do dólar a R$2, 00, para não corrermos risco, e acho que se ele for até essa margem, estamos bem. Mas estou com medo de estar ainda mais alto quando enviarmos nosso dossiê e o governo não aceitar nosso "contrato de atuonomia financeira" pela maldita conversão do dólar. É complicado, a gente anda bem perdido nisso, mas estamos nos garantindo como podemos.
A parada é participar do Topa ou não topa do Silvio Santos e ganhar maletas de ouro! Hahahahaha! " Ô sô Silvo, num vô topá não!

2 commentaires:

Manu a dit...

Oi, gente! Vocês podem escrever pra gente, sim, claro! A gente ajuda como puder. Meu email é specialguestme@hotmail.com .
Beijo.

Lidiane a dit...

Olá pessoal! encontrei o blog de vcs e achei super legal, principalmente pq estamos na mesma fase heheh a única diferença é que já enviamos o nosso dossiê no dia 24/09, mas de qq forma ficará tudo bem próximo e acredito que faremos parte da mesma "leva" de entrevistas! =D Estou adicionando o blog de vcs ao nosso para que possamos acompanhar o progresso e trocar informações, ok?
Abração!