samedi 25 octobre 2008

Dúvidas sobre os formulários

Bem, não dá para colocar aqui todo o processo de preenchimento de formulários, mesmo pq tem muita coisa boba e óbvia. Então, vamos colocar nossas dúvidas que já foram tiradas, ok?

Primeiro, tínhamos dúvida sobre a quantidade de formulários. Parecem poucos, mas chega uma hora que você acaba ficando confuso. Então, vamos lá: para um casal sem filhos como nós, enviamos dois DCSs (um para o requerente principal e outro para o cônjuge ou esposo, sempre prestando atenção nos dados sobre um e outro, que podem ser facilmente confundidos), um contrato de autonomia financeira (aquele no qual você afirma quanto levará de dinheiro para o Quebec para se manter nos três primeiros meses), um formulário para pagamento da taxa de abertura do processo com cartão de crédito e um formulário para o cônjuge ou esposo.

Duvidas sobre o DCS:

- No item 4, onde devemos citar os membros da família que nos acompanharão, não sabíamos se tínhamos que colocar um ao outro. Confirmamos: nos formulários do requerente principal, este cita o cônjuge e vice-versa.

- No item 8, sobre as Formações Acadêmicas não sabíamos o que colocar em “especialização” quando citamos os Ensinos Médios e Fundamentais. Na verdade, descobrimos que não existe uma regra, vamos colocar o que estiver escrito no nosso certificado e histórico, ou seja “Ensino Fundamental” e “Ensino Básico” em “formação” e deixando a “especialização” em branco. Algumas pessoas colocaram os nomes relativos em francês, mas não vi a necessidade disso, uma vez que estamos preenchendo o formulário todo em português.

- No item 11, sobre conhecimentos lingüísticos ainda estamos tendo dificuldade em nos auto-avaliar. Perguntamos muito se alguém sabia de algum site que tivesse um teste parecido, mas não encontramos. No site oficial da imigração tem uma tabela onde indicam qual o entendimento da língua e qual o nível que você estaria, mas não é o suficiente. A informação importante aqui é prestar atenção que eles vão te exigir na entrevista o nível de francês que você falou que tem no DCS, então, é legal colocar um nível menor do que você pretende ter e surpreender o entrevistador. Maaaas.... é interessante fazer o teste online do site oficial com todos os níveis de francês para ver se, mesmo colocando o nível básico no formulário, você ainda é um candidato apto, para não correr riscos de afirmar ter um francês básico demais e não ser aceito.

- No item 14, quando perguntam quais as outras possibilidade de empregos que visamos trabalhar no Quebec, estávamos com duvida se deveríamos colocar outros empregos ou os sub-empregos, sei lá, nunca se sabe. Mas chegamos a conclusão (e todos nos disseram) que não, é melhor colocar empregos variáveis dentro da sua própria área.

Não conseguimos a informação de onde devemos “encaixar” a dispensa do serviço militar do Danilo. Sabemos que devemos enviar a copia da carteirinha em anexo no dossiê, mas lemos alguma coisa sobre cita-la também no formulário. Se alguém souber de alguma coisa, por favor, diga.

Nossas outras dúvidas eram sobre os outros formulários...

No caso do formulário que enviamos com os dados no nosso cartão de credito para o debito da taxa de avaliação do dossiê, era difícil acreditar que só aquele papelzinho seria suficiente para debitarem o dinheiro. Mas é isso mesmo, só preencher aquele formulário (pode ser online no formulário dinâmico) e depois assinar. Na verdade, as pessoas até usam o débito do cartão para controlar se o processo foi ou não aberto, assim que o dinheiro sumir da sua conta, quer dizer que o Quebec ta di oio n’ocê!

E nossa última dúvida foi se bastava o contrato de autonomia financeira para afirmarmos quanto temos de grana, já que tínhamos ouvido por aí que deveríamos apresentar o extrato dos três últimos meses das nossas contas. O lance é que agora eles não exigem mais o tal extrato, aquele formulário é realmente um contrato onde você assina e dá a sua palavra de que conseguirá se sustentar no Quebec. Mais um ponto de confiança para eles!

2 commentaires:

jayme pereira nunes a dit...

eh o destino.. nao quer que voces partam la fora.. e fiquem aqui dentro..

apesar de que, agora que o gabeira perdeu, acho que vou cair fora tb..

zona oeste hoje tava MEDONHA!!!

eu como morador do recreio, ultimo "posto" pré campo grande, sei do que falo..

Ubirajara a dit...

Oi, eu tenho a que enviamos. Me manda um e-mail pessoal pedindo (só assim me lembro) que assim que receber te respondo com a carta!
Abração pros 2!!!