mardi 14 octobre 2008

Pesquisando, pesquisando...

Enquanto preparamos nosso dossie (como se fosse super-facil, ne?), tentamos organizar nossa grana e estudamos francês, ficamos pesquisando pela internet e fazendo novos contatos. Como vocês podem perceber temos novos links de blogs na nossa listinha aí do lado. Além dos blogs que encontramos de gente muito boa pela net, temos tentado entrar em contato com outros designers que também estão indo ou já estão no Canadá, pois percebemos que não conhecíamos nenhum blog de designers, estranho ne? Bem, então, já temos alguns para que vocês conheçam conheçam melhor: "Guilherme, Vanessa e Isaac emigrando" (uma família muito bonita) e "Mais calor nas Terras Geladas" (da Maíra e do Flávio). Decidimos que, quando colocarmos os links aqui do lado, vamos colocar o nome do blog em si e depois, entre parenteses, os nomes dos donos, claro que quando no nome do blog já estiver óbvio o nome dos donos, não os repetiremos. Os links serão seguidos também pelas siglas "BRA", se os donos do blog ainda estiverem no Brasil ou "CA" se eles já estiverem lá no Canadá, ok? Assim fica mais fácil pra gente se organizar também, Hehehe. Aaaaai meu Deus, eu ando muito obcecada com organização!

Bem, vamos lá. Primeiro de tudo, lemos em muitos blogs criticas muito interessantes sobre a reportagem que a Rede Globo fez sobre os imigrantes formados aqui no Brasil e que acabam trabalhando em sub-empregos no Canadá. Acho que o mais interessante (fora todas as críticas totalmente sensatas contra o poder da Rede Globo este país) foi a opinião dos imigrantes que já estão no Canadá e sofrem com as perguntas e preocupações dos amigos e da família, pois eu mesma tive muita dificuldade em convencer minha família de que este processo do Quebec é mesmo real. O povo brasileiro é muito desconfiado, eu sou a mais desconfiada de todas! Não acredito em nada que venha de mão-beijada, pelo menos pelo que aprendi no meu país, tudo tem seu preço, o que é muito ruim. Vejo isto como uma barreira, uma opinião que eu sei que vou ter que mudar quando chegar no Quebec. O mínimo que um imigrante deve ter por lá é confiança no governo que te hospeda, já que é dele que dependeremos. Claro que não é o caso de sairmos entregando nossas vidas ao governo, mas preciso sim vencer algumas barreiras que a cultura brasileira me impôs.

Um exemplo disso, foi o que lemos no blog "Do Brasil ao Quebec", do Thiago e da Mirian que já estão em Montreal (link na nossa listinha). Existe o tal site Emploi Quebec , que até agora, para mim era apenas mais um site (e um bureau, no proprio Quebec) de busca de empregos no Quebec, mas sitiado pelo proprio Governo Quebecois. Mas, de acordo com o Thiago, a pessoa cadastrada neste site que consegue um emprego tem alguns ótimos beneficio do governo. Primeiro que, para incentivar as empresas a empregarem imigrantes recem-chegados e pessoas que nunca trabalharam no Quebec, o governo paga a metade do seu salario durante os seis primeiros meses de trabalho. Alem disso, oferecem ajuda financeira para que você faça cursos dentro da sua área para aperfeiçoamento durante estes 6 meses. Depois disso, caso você continue na empresa, o Governo ainda te ajuda financeiramente no caso de vocie querer obter mais um "degree" como um mestrado, pos-graduacao ou doutorado, de acordo com as suas necessidades. Po, coloca primeiro mundo nisso ne? Por isso, a maioria das empresas logo te perguntam se você tem cadastro no Emploi Quebec durante as entrevistas. Então, anota aí: "Assim que chegar no Quebec, fazer o cadastro no Bureau do Emploi Quebec".

E joga a desconfiança fora!

6 commentaires:

Unknown a dit...

Joana,
eu e todo mundo que conheço, enviamos nossos dossiés em português, e alguns destes conhecidos já estão em Montreal!
Outra, coisa, jamais comentem na entrevista que vcs pretendem estudar. O peocesso é para trabalhadores qualificados.
Vcs já participam da lista Canada-immigration-brasil (http://groups.yahoo.com/group/canada_immigration_brasil/?yguid=328070197)?
Lá tem um "kit" para iniciantes muito bom.

Lidiane a dit...

Oi Joana!!!

Assim como o Guilherme, nós também mandamos tudo em português mesmo, e também muita gente que já está lá me aconselhou a fazer o mesmo, para n ter o perigo de cometer errinhos nessa hora! Não se preocupe, isso não influencia em nada n!
Sobre o que vc falou das pessoas desconfiarem, de convencer a família, é realmente complicado! Tanto que Júnior e eu decidimos só contar para nossa família depois do CSQ em mãos (se Deus quiser), pois sei que vai ser difícil acreditarem e apoiarem, e não quero que opinião de ninguém mude isso mais uma vez (já desistimos de morar fora váaarias vezes!).

Mas não se preocupem, agora parece que realmente o escritório voltou ao normal e com menos de um mês todos os processos estão sendo abertos!

Bom pra nós, neh?? =D

Abração!!!!

Lidiane a dit...

Não se preocupe com as pergntas n, viu? É pra isso que estamos aqui, para ajudar e pedir ajuda! heheheh Enviamos sim, dividimos os documentos por pessoa (aplicante e cônjuge) e na frente de cada plástico daquele colocamos uma folha de rosto, explicando o que era, mas foi tudo em português, o currículo tbm! Tudo dicas de colegas que já estão lá!
Beijos!! e qq coisa, pode perguntar! =D

jayme pereira nunes a dit...

fazendo uma presenca aqui no blog dos amigos =]
muito reflexivo, e com pitadas de inseguranca pairando no ar..

sim sim sim, eh isso que eu consigo absorver pela minha camurca quando li os artigos.

mas ao medo do novo e da experiencia, quem nao os tem, certo ?

danilo e jow, sao cascudos, e se dariam bem em qualquer lugar. so acho que, se eles forem, eu e minha patroa sentiremos falta. sem duvida, eles deixarao muitos orfaos aqui em terra brasilis.

Ubirajara a dit...

Oi... Que nada!
Queremos é isso mesmo! Fazer amigos num estapa como esta é essencial pra todos!
Pra falar a verdade fazer fazer amigos em qualquer tempo é super!
Anota aí nossos contatos!
ubirajr@gmail.com - gtalk
umjr@hotmail.com - msn

Se quiser enviar E-MAIL pra Li é lidianestrela@gmail.com

Aguardamos o contato!
Abraço!

Claudia e João a dit...

olá =)

o email pode ser o meu cmacedo@gmail.com. poooodem enviar o que for, que a gente tenta responder :)

pelos comentários acima, a dúvida é em que língua enviar os formulários né? bom, nós enviamos em francês mas apenas porque achamos relativamente fácil respondê-los assim. na verdade, todos disseram que tanto faz a língua que vc envia, o importante é estar tudo certinho.

o currículo enviamos em português mesmo mas vamos levá-lo em francÊs para a entrevista.

qualquer outra dúvida, é só dar o grito. (rs)

beijos,

claudia