vendredi 19 septembre 2008

Primeiros passos

Essa semana eu comecei a organizar meus documentos. No final do ano me formo na Aliança, isso vai me dar um certificado das tais 150h de francês; também já tenho o dimdim que eles pedem para provarmos como fundo para não morrer do fome no Quebec (você tem que enviar um comprovante de que nos 3 ultimos meses voce esteve com esse dinheiro na sua conta), então a partir daqui já posso tirar um extrato por mês para depois enviar como comprovante junto com a documentação; e acho que esses 3 meses até o final do ano devem dar para organizar os documentos que faltam.

O que estou resolvendo agora, primeiramente, é o lance do passaporte. Seu passa porte tem que estar com uma validade de pelo menos mais um ano da data que você enviar o dossiê e eu acabo de descobrir que o meu vence em janeiro de 2009! =c/ Mais burocracia. Pelo menos eu já tiro o passaporte de modelo novo e também descobri que tem um posto novo da polícia federal para passaportes no Shopping Leblon! Perfeito! É lá mesmo! Pelo que vi agora está mais fácil a retirada de um novo passaporte. Eu preciso preencher um formulário pela internet, pagar uma taxa, anexar os documentos que eles pedem como RG, CPF, foto, etc e levar lá no posto deles. Simples não? Há, como se tudo aqui funcionasse como dizem que funciona… Ainda vou penar muito com essa mini-burocracia aí.

Outra coisa agora é conseguir os certificados dos meus estágios anteriores, que contam como horas de trabalho. Já entrei em contato com os dois lugares de estagiei pedindo um certificado que diga quanto tempo fiquei por lá assinado pelo chefe. Além disso, dei uma checada na minha carteira de trabalho e vi que minha faculdade não deu baixa nas monitorias que eu fiz. Uma delas está sem a data de conclusão, ou seja, tenho que ir ateee lá pedir para uma boa alma assinar para mim. Ai ai… tanta coisa…

Aaaahhh me inscrevi tanta para a nova rodada de palestras aqui no Rio (se você ainda não assistiu a nenhuma, se inscreva no site do Escritorio do Quebec!), vou estar lá dia 22 de setembro e encher o saco com perguntas, como sempre. Hehehehe.

Bem, esse será o fim-de-semana dos ácaros: vou pegar a pasta de documentos velhos que fica laaaa em cima da estante e descer tudo. Ai, minha alergia!

Aucun commentaire: