vendredi 19 septembre 2008

Me inscrevi para a retirada de um novo passaporte. Agora, não tem mais diferença entre renovar o passaporte ou pedir um novo, todo mundo tem q passar pelo mesmo processo. No meu caso, vai ser melhor, vou ganhar um passaporte do modelo novo! ui! =c)

E como foi fácil! Nossa, fiquei muito impressionada com a rapidez e clareza dos passos de retirada de novo passaporte pelo site da polícia federal. Eu simplesmente entrei lá, mas cadastrei, marquei a data e a hora no posto mais próximo (no Leblon) e imprimi o boleto de pagamento da taxa (R$160 mais ou menos) e a confirmação de data e hora. Já paguei a taxa e agora estou com agendamento para o dia 28 de outubro, que ainda está longe, mas tá marcado! =c)

Ah, outra coisa, não rola mais aquele negócio de tirar foto com data, sem data, xerox de num-sei-q-lá.... agora você simplesmente leva para o posto o RG, CPF, passaporte antigo (se tiver), comprovante de pagamento da taxa, comprovante de agendamento, titulo eleitoral (com os comprovantes de voto da ultima eleição) e é isso ae! A foto eles tiram lá! Mas... como uma mulher precvida vale por duas, vou levar as cópias de todos esses documentos e mais um comprovante de residência (que achei estranho não pedirem). Outra mudança é que eles não enviam mais o passaporte pra sua casa, agora você vai buscá-lo pessoalmente, o que no meu caso é melhor, já que não tem porteiro no meu prédio e eu sempre morro de medo de perder correspondências.

Também pedi os certificados dos estágios! Pedi dos dois estágios que fiz na PUC, e eles foram ótimos comigo! Me ligaram dizendo que estão colocando todos os dados que pedi, etc, etc. Fiquei muito feliz! Agora é conseguir um tempo para ir lá pegar ou pedir para outra pessoa.

Depois desses passos vou precisar apenas atualizar minha carteira de trabalho, que ainda não mudou desde que eu mudei de cargo (e que já começou errada, né?). Quero falar com meus chefes para que eles assinem minha carteira com meu cargo atual e com o salário atual, nem que eu tenha que pagar os impostos do meu próprio bolso. Acho uma falta de respeito o modo com que o mercado de trabalho trata o trabalhador no Brasil. Mas isso já é assunto para outro post, chega de revolta por hoje....

Aucun commentaire: