vendredi 26 septembre 2008

Novidades! =c)

Essa semana foi bem produtiva. Incrível como a cada dia vão surgindo mais pepinos a serem recolvidos e outros vão sendo solucionados rapidamente.
Fomos à palestra de informação sobre o Quebec, com o Sr. Bienoir (acho é assim que se escreve). Nós fomos na primeira palestra aqui do Rio. Primeiro tivemos uma pequena apresentação da Aliança Francesa, o que me deixou pasma. Como aluna do Quebec II de Ipanema, posso dizer que a metade das coisas que a Sra lá falou não é totalmente verdade. Meu sangue ferveu quando ela disse que eles têm um espaço e inra-estrutura totalmente voltada para os alunos do Quebec, o que é uma inverdade! Nos fomos trocados de sala várias vezes, dependendo da aula das outras turmas para sermos encaixados em algum lugar e ttemos apenas uma micro-salinha (micro mesmo) no último andar com alguns livros sobre o Quebec, da qual não temos acesso (fica trancada sempre) e nem nunca tivemos notícia, tivemos que descobrir que ela existia sozinhos.
Pois bem, depois de um certo tempo na Aliança e pagando tanto, fomos pela segunda vez reclamar sobre as informacões dadas na tal palestra e, para nossa surpresa, eles nos ouviram! Sim, na última quinta-feira, o Sr Bienoir foi até a nossa sala e ficou a aula inteira conversando conosco e tirando milhões de dúvidas, todas em francês! Ele chegou na sala falando umas coisas incompreensíveis para meio que brincar com a gente. Depois começou a falar no francês mais normal e explicou que antes ele estava falando com um mega sotaque Quebecois. Sério, não entendi uma só palavra do que ele tinha dito, impressionante, deu medo.
Mas depois foi super tranquilo, entendemos tudo o que ele disse. No começo o povo ficou com vergonha de perguntar pq afinal ainda somos estudantes e não sabemos nos comunicar em francês. Mas eu, como sempre metidinha, perguntei tudo sem dó. Inventei palavra, pedi ajuda pro professor, tudo que tinha direito, não ia deixar uma oportunidade como aquelas passar.
Sei que fiz a maioria das perguntas, me senti a chata, mas acho que ele até que simpatizou comigo, afinal eu não sou de todo o mal, vai. Hehehe.
Bem, para começar, tasquei logo uma perguntona que vem me corroendo a orelha. Perguntei se ele achava que a crise nos EUA viria a atingir os imigrantes do Quebec em alguns anos, já que pretendo chegar lá pra 2010. Pode parecer bobagem, mas são coisas que precisamos discutir e perguntar para quem estar por dentro para garantir um futuro legal. E ele gostou da pergunta, ficou falando que não tinha como saber como isso afetaria a vida das pessoas, que só o tempo diria e que o Quebec ainda tem uma demanda muito grande de vagas para estrangeiros e que ele não acredita que estas vagas acabem por causa da crise. Ficamos lá falando sobre isso.
Depois perguntei perguntas bobas e importantes, meus "coleguinhas de classe" também perguntaram. Falei sobre o clima de Montreal, onde ele morava lá, o que ele achava dos bairros, se ele achava que o lugar ideal para o designer gráfico era Montreal mesmo, essas coisas. Sei que foi saindo uma perguna atrás da outra pois eu não queria deixar essa oportunidade passar, enfim, acho que esclarecemos muita coisa, foi muito bom... obrigada à Aliança Francesa! Hehehehe.
Neste segundo módulo do francês teremos que entregar um mini-projeto sobre nossa imigração como projeto final, como aquele que devemos mostrar na entrevista. Ainda não sei como vou fazer com isso, já que meu tempo está apertadíssimo no trabalho, mas acho importante já deixar tudo encaminhado.
E até que eu fiquei feliz com a chuvinha que está caindo no Rio esse fim-de-semana. Assim, eu e Dan podemos nos trancar em casa em uma "maratona-Quebec". Hahahaha. Queremos juntar toooodos os documentos do mundo em uma só pasta, alugar filmes e treinar muito francês. Eu preciso fazer pelo menos 2 redacões para a próxima semana de aula.
Ah! Minhas declarações de estágio estão praticamente prontas também! =c) Ah, eu fico muito feliz pois aos poucos as coisas vão se ajeitando, vai dando uma felicidade que eu não gosto nem de falar pra não dar azar!

C'est tout pour le moment!

1 commentaire:

Manu a dit...

Oi, Joana e Danilo!

Que bom que vocês tomaram essa decisão - tenho certeza de que ela guarda um futuro bem legal pra vocês. E não se preocupem com o tempo, porque ele voa! A nossa entrevista já tá quase aí, e mesmo se preparando há mais de ano, ainda assim pegou a gente de surpresa.

Então bonne chance pra vocês, e fiquem à vontade pra perguntar o que quiserem, e se quiserem só bater papo, também!