samedi 12 mars 2011

Atualizando: moradia - parte 2

Nas 3 semanas que se sucederam, ainda dentro do prazo que tínhamos pago para ficarmos no apartamento temporário da chinesa, visitamos muitos lugares.

Confesso que é bem difícil andar por uma cidade que você não conhece quando as calçadas estão cheias de neve. Foi uma época bem difícil para nós, tínhamos uns 3, 4 rendez-vous por dia em lugares diferentes da cidade. Foi uma malhação andar aquilo tudo, mas achei uma experiência muuuuito boa. Aprendemos em pouquíssimo tempo a nos virar com o transporte público daqui e a entender o mapa da cidade.

Como procuramos algum lugar pelo bairro do Plateau Mont-Royal, uma área mais antiga da cidade, vimos muitos apartamentos antigos e muitos no estilo retângulo, como eu chamo. É um estilo que tem muito aqui, que o apartamento é comprido, você entra por um corredor e primeiro vêm os quartos e no final a sala e a cozinha, com uma varandinha para os fundos. Não de vocês mas eu acho isso estranhíssimo!!! É tudo super pequeno e não tem janelas a não ser na fachada da frente e na dos fundos (cozinha e quarto). Por isso, pela luminosidade, eles acabam abrindo um quarto no outro. Quando dizem nos anúncios que o apartamento tem 2 quartos, mas é um quarto duplo, quer dizer que o segundo quarto, que fica entre o primeiro quarto (com a janela para frente) e a sala (que é aberta para a cozinha, com a varanda dos fundos), é junto com o quarto da frente. Hehehe é meio complicado de explicar, mas posso adiantar que não é legal! DICA: Eu acho que o mais importante é o apartamento ter luminosidade, ser renovado (checar infiltracões, condições do chão, vedamento das janelas, aquecimento, etc.) Enquanto você checa o apartamento, pode ir perguntando a pessoa que está te mostrando ele sobre todas essas coisas, aqui normalmente eles falam mesmo, se você perguntar, claro. Pergunte se tem lavadora e secadora ali ou se tem alguma laundrymat proxima, se já vem com geladeira e/ou fogão, até quando vai o contrato de aluguel, se existe um concierge, etc.


Como nós somos novos na cidade, demos preferência aos apartamentos próximos a uma concentracão de comércio e perto de uma estacão de metrô. Nosso "alvo" era as estações entre a Berri-UQAM e a Jean Talon, mas vimos apartamentos em muitos lugares diferentes somente por desencargo de consciência.

O apartamento que estamos agora vimos mais ou menos 1 semana antes de termos que sair do Place Lincoln. No momento, ele estava sem mobília porque moravam aqui 2 holandeses que tinham vindo trabalhar aqui em Montreal e eles não compraram nada. Sério, nem fogão eles tinham. Eles tinham sub-locado o apartamento da locatária, mas iam ter que ir embora porque tiveram os vistos negados ou algo assim, não quis me meter muito. A locatária então entrou em parafuso para conseguir outra pessoa que substituisse os meninos, já que o contrato dela (como expliquei no post anterior) vai até julho. O apartamento pareceu muito pequeno na primeira vez que viemos aqui, justamento porque não tinha móveis. Eu olhei para um dos quartos e pensei "nunca daria uma cama de casal e uma penteadeira aqui". Pois não é que deu? E olha que a nossa cama é queen size! Mas o ap é todo renovadinho, o chão é daquela madeira (meio falsa) bem acabada, milhões de armários na cozinha, banheiro, sala e quartos, varandinha atrás e a 4 quarteirões do metrô Mont-Royal, ou seja, no meio de tudo!

A locatária gostou muito da gente e ficou nos procurando na semana seguinte para saber se alugaríamos ou não. Eu estava decidida a não alugar pelo espaço pequeno, mas no fim, o tempo foi ficando escasso e a chinesa do Place Lincoln começou a colocar uma pressão sobre o fim do contrato por lá. Pois bem, resolvemos vir para cá, mesmo que temporariamente.

Mas não é que assim que entramos começamos a simpatizar com o apartamento tanto que agora não queremos mais sair?? Hehehehe, arrumamos tudo, compramos móveis (depois faço um post especial sobre isso), eletrodomésticos, etc, ficou um brinco! Não é um apartamento gigante, mas ele é quentinho, luminoso, fácil de limpar (justamente pelo tamanho), tem 2 quartos, sala, banheiro e cozinha, enfim, para o tipo de vida que temos hoje ele está muito bom.

As vezes eu até tenho vontade de sair daqui, ir para um outro apartamento, mas teria que ser um apartamentásso (não de tamanho, mas de qualidade). Confesso que ainda quero morar em um lugar com quintal e lavanderia dentro de casa, o que é um luxo.

Nós vimos dois apartamentos antes desse que nos deram água na boca. O primeiro foi um perto (quando eu digo perto é EM FRENTE) ao metrô Mont-Royal. Ele era lindo! Um dos quartos (que é tipo um escritório) era aberto para a sala e tinha as paredes de tijolinho aparente. Tinha uma varanda no quarto (que dava para a rua, mas era segundo andar, perfeito) e o proprietário tinha CONSTRUÍDO (com as próprias mãos!!!) um deck gigante atrás! Serio, o deck era lindo, dava perfeitamente para fazer uma festança ali no verão. Mas... ele não tinha entrada para lavadora e secadora (tudo bem, aqui também não temos esse luxo), o banheiro era na cozinha (???) e era muuuuito caro. Eles pediram CAD$1100,00 sem nada incluso!

O outro era nessa faixa de preço também, caríssimo mas era lindérrimo! Era um loft, sabe, aqueles apartamentos com o pé direito imeeenso e com os quartos juntos, separados apenas por portas finas, estantes ou coisa assim? Gente, esse foi por pouco mesmo. Era gigante, o banheiro era lindo, todo renovado. Mas... era na estação Jean Talon (localização não tão boa para nós), era caro (como eu já disse), a calefação era muito cara (por causa do tamanho do pé direito que tinha que aquecer, ficava mega caro) e o proprietário não gostou muito do lance de não termos histórico de crédito.

Bem, estamos sub-locando esse ap até julho, que é a época que todos os contratos terminam, então se quisermos nos mudar, teremos muitas opções! Por isso também, queremos conseguir um emprego (ou eu ou o Dan) até lá, pois assim fica muuuuito mais fácil se quisermos fazer um novo bail desse mesmo apartamento ou se quisermos alugar um outro. Julho é bom mas é ruim. Hehehehe. Explico. Apesar da imensa oferta dessa época, não existe muito esse lance de sub-locação, já que os contratos estão terminando e os locatários não ficam com o rabo preso querendo sub-locar, entendem?!

Ah, uma última dica sobre moradia: existe um órgão aqui que ajuda os imigrantes a entenderem como funciona o mercado de imóveis aqui, quais são os seus direitos, etc. Nós fomos lá só para desencargo mesmo, não aprendemos muita coisa, só confirmamos o que já sabíamos. Mas, fica a dica, quando chegarem e tiverem dúvidas, pergunte ao seu agente de imigração sobre esse escritório.

É isso, agora vocês estão atualizados sobre onde nós moramos e como chegamos até aqui. Se tiverem alguma dúvida, é só perguntar nos comentários e se quiserem que eu escreva sobre algum assunto específico, também! =c)


7 commentaires:

Pat a dit...

Oi Joana! Adorei o post.
Já tô vendo que é uma correria grande achar o ap perfeito!! rsrsrs

Se nosso visto sair até o fim do ano, estamos pensando em ir em Maio, pra poder achar um apto pra 1 de Julho com mais tranquilidade e enquanto isso ficar em um apto mobiliado. Vc chegou a ver essa opção aqui do Brasil? Não sei se eles alugam assim a distancia pra estrangeiros. Estava olhando neste site: http://www.ragq.com

Quero saber como foi a saga pra comprar dos móveis!!

Bjs,
Pat

Anonyme a dit...

Nossa, Joana, adorei o post super detalhado. Nossa, fiquei até imaginando o apartamento no Plateau. Quando fomos ano passado, foi um lugar que gostamos muito.
Acho muito legal a idéia da sub-locação. Imagino uma opção legal duarante os primeiros meses, assim vc sabe que se não estiver satisfeito, não precisa esperar um ano inteiro. Sempre vejo as opções no craigslist.
Obrigada pelas dicas!
Como a Pat, também quero saber dos móveis. Ando namorando o site da ikea nos ultimos dias!
E já que você perguntou, nos conte como foi a saga dos rendez-vous dos primeiros dias (documentos, imigração, francisação, etc).
Obrigada de novo!! E sucesso!!=)
Abçs,
Larissa

Joana Nunes a dit...

Tá, então, próximo post sobre móveis!

Pat, a gente procurou no site do Kijiji.ca e no Craigslist Montreal. Você pode especificar o tipo de apartamento que quer e talz. A gente tem alguns posts sobre moradia com dicas para procurar: http://partiulafora.blogspot.com/search/label/moradia

Larissa, vou escrever um post sobre o tal rendez-vous tb então! hehehehe

Beijos!!!

Nós em Montréal a dit...

Oi Joana! Parabens pelo post!!! Super detalhado, com muitas infos e dicas SUPER importantes!!!
Tbm temos curiosidade em saber como eh o rendez-vous, imagino q vcs devem estar numa correria so, mas qdo puder posta pra nos!!!! Bjs

Leo a dit...

Agora sim, voltaram com força total! Estava com saudades dos seus posts. São sempre muito bons e como vc se empolga escrevendo, parece que ta aqui na frente contando a história!!
Agora só faltam as fotos. Mostra a vizinhança e o ap sem móveis mesmo, só pra dar uma noção de espaço.
Legal que vcs tão se ajeitando bem.

Lupatinadora a dit...

É assim mesmo, dá uma canseira...

A nossa 1a idéia era pegar um sub-let justamente pra depois poder pesquisar com calma etc, mas quando chegamos os sublets estavam disputadíssimos, mesmo nós oferecendo pra pagar todos os 4 meses à vista não deu certo. Mas, Deus escreve certo por linhas tortas, numa dessas conhecemos a nossa realtor que encontrou esse condo BÁRBARO pra gente, com vista pro lago e tudo. E, de quebra, virou nossa amiga e vai vender nossa 1a casa canadense pra gente se Deus quiser!

deco e chell a dit...

Oi, perfeito o post mais uma vez. Fiquei na dúvida aqui...se mudou ou ficou no pequeno aconchegante?
beijao e tudo de bom por ai...