dimanche 31 janvier 2010

Papo de designer: será que eu morro de fome até no Canada?




Sabe qual é a pior coisa de ter que esperar tanto? É que começamos a pensar demais! Eu pelo menos sou assim, penso demais e o tempo inteiro. Se eu fico sem ter com que me preocupar entao, arrumo logo logo algo bem difícil para tomar o lugar de "coisa preocupavel da minha vida". Nesses últimos, vamos dizer, 30 minutos, comecei a me preocupar e muito com grana e, logo, com emprego e, logo, com design grafico no Canada.

Eu sei que a nossa profissão é bastante privilegiada no Canada, pois não temos problemas de equivalência de diplomas e também é mais moleza de pegar no tranco. Os softwares que usamos já estão em inglês mesmo aqui no Brasil, então, o único e maior impecilho para nós é mesmo a língua e a comunicação cliente-designer. Não sei se os não-designers vão entender bem o que estou tentando dizer.

O lance é que a minha especialização é comunicação visual e acho essa expressão muito boa para definir o que um designer gráfico faz. O problema é que fazemos esse produto de comunicação para um cliente, uma empresa. E tudo tem que começar com uma boa comunicação entre cliente e designer para que o projeto termine de forma satisfatoria para ambas as partes. Ou seja, um designer PRECISA falar inglês e francês bem para trabalhar no Canada. Não digo que precisamos da língua mais formal, mas uma linguagem que possamos nos esclarecer nessa relação cliente - designer.

Tá pensando o que? Que ser designer é ficar fazendo deseinho? Quem dera!

Bem, sei que, pesquisando por aí, encontrei alguns links na comunidade do Orkut "Quero ir para Quebec" sobre a profissão. Deixo aqui também, para nossa propria consulta posterior, já que faco desse blog meu caderninho de anotações ne? Hehehehe.

Sobre design, segundo o Emploi Quebec

Sobre design, segundo o goingtocanada.gc.ca

Aucun commentaire: