samedi 12 décembre 2009

Detalhes tão pequenos de nos 2...

Achei legal colocar aqui os pequenos detalhes dessa etapa de envio dos documentos do federal para ajudar ao proximo amiguinho imigrante.

Nos preenchemos os formularios no computador, para isso vc tem que ter o Acrobat profissa completão, pq o Acrobat Reader, que é o que todos tem, não salva o formulario, é só para visualização mesmo.

Tivemos um problema também de espaço, em algumas respostas, não conseguimos colocar as letras menores, então, demos um "jeitinho", colocando as vezes a resposta em minuscula, etc. Vamos ver se eles vão aceitar assim.

Outra coisa que tivemos duvida, mas conseguimos dicas com os amigos. As fotos! Tiramos 6 fotos 3,5cm x 4,5cm aqui mesmo em Copacabana, na Fuji eles tiram fotos de qq dimensao. E para envia-las, escrevemos atras de cada uma o nome, data de nascimento e data da foto e depois colocamos as 6 fotos dentro de um envelope (que fizemos com papel mesmo) e escrevemos no envelope as mesmas informações. O envelope foi preso com um clipe no formulario principal. Colocamos tambem preso com este clipe, o boleto de confirmacao da transicao bancaria de pagamento da taxa, pq ele é pequeno e se não fosse preso assim, ficaria muito soltão no envelope.

Como nossos processos são separados, colocamos os documentos em envelopes separados com o nome e data de nascimento do dono escrito em cada um e colocamos os dois envelopes dentro de um maior ainda (tamanho A3) e dobramos. Colamos a aba e escrevemos nosso remetente de um lado e o endereco do Consulado Geral do outro. Ah, colocamos também uma cartinha em portugues mesmo explicando que, apesar de morarmos juntos, não temos comprovantes de conhabitação conjunta por mais de um ano e anexamos tambem os emails que trocamos com o Consulado sobre o assunto.

Quanto a taxa, achei complicadinho, mas bem explicado. Temos que ligar para o numero que o Consulado fornece no site e ouvir quanto é a taxa para residente permanente naquele dia. Depois, sacamos o dinheiro e fomos direto no HSBC pagar. Taxa paga.

Os antecedentes. Vcs já sabem a saga dos antecedentes da Finlandia, ne? Mas já sabiamos que seria assim, ja recomendei que todos tirem seus antecedentes internacionais (se tiverem morado por mais de 6 meses depois dos 18 anos em outro país) o quanto antes.
Enviamos um email para o Consulado perguntando quais antecedentes nacionais poderiamos tirar na internet e eles disseram que "a maioria". Bem, temos que tirar 3 antecedentes e ja sabiamos que teriamos que tirar do da policia do estado no Poupa Tempo, entao, so nos sobrou os outros dois. Fomos no Poupa Tempo um dia desses de manhã (abre as 8h da manha, fica no Centro aqui do Rio, do lado da estação de metrô Carioca) e tiramos. Eu já tinha ligado para lá e perguntado o que precisava para tirar os antecedentes e talz e, apesar da moça ter me dito que saía na hora, chegando lá foi ooooutro papo. Vc so precisa levar RG e CPF, mas não sai na hora, a atendente disse que é um golpe de sorte (ninguem merece o serviço público), o meu saiu na hora, mas o do Dan só pôde ser retirado uns 3 dias depois. Mas o procedimento em si foi rápido.

Tiramos os outros dois antecedentes nos sites que já coloquei aqui e é tranquilíssimo, eu até errei um e refiz na hora, é só colocar seus dados e imprimir.

Hum... que mais? Ah, no envio, tentamos enviar da maneira mais segura e rapida, que deveria ser o Sedex 10, mas como enviamos na sexta, conseguimos enviar por Sedex normal para chegar lá em Sampa na segunda (já que eu sei que ninguém olharia isso mesmo na sexta).

Nossa esperança é que comecem logo a computar nosso tempo de espera pelo pedidos dos exames médicos logo agora, antes dos feriados. Vamos torcer para tudo ser rapido e conseguirmos chegar em Montz no verãozão bombado! Uhuuuu

Hehehehe

Se algum amiguinho imigrante tiver duvida sobre a etapa federal, manda uma mensagem pra gente, quem sabe a gente não pode ajudar, ne?


Aucun commentaire: