jeudi 18 décembre 2008

Alergia e o Quebec

Parece bobeira mas não é! Quem sofre desse mal sabe o quanto é irritante e preocupante o clima dos lugares onde você vai.

Eu (Jo) sempre fui muito alergica e isso piorou quando morei um tempo em Juiz de Fora (Minas). Com o tempo, fui começando a entender o pq das coisas. Juiz de Fora é um vale, frio e úmido, o lugar perfeito para a proliferacão dos ácaros. Já viu ne? Passei 4 anos lá sofrendo.

Quando voltei ao Rio, ainda fiquei mal bastante tempo e, sempre que vou a lugares frios e úmidos (como Floripa), tenho recaidas horriveis. Fora o tempo normal, quando meu nariz ficava constantemente entupido e coçando. Bem, eu convivia com isso até que resolvi largar a homeopatia e seguir para uma médica alergista e imunologista. A minha vida mudou!

Sou outra pessoa agora. Tomo vacinas de 15 em 15 dias e meu sistema imunologico está mil vezes melhor. Não que eu não goste da homeopatia, acho o máximo, mas não acho que ela funcione ou cure algo tão sério sozinha.

Bem, o fato é que, hoje em dia, ainda tenho alguns ataques (que são controlados por remedios) e fico muito melhor durante o verão, quando está bem quente, quente o suficiente para os acaros nao se reproduzirem. Mas eu sempre me preocupei muito sobre o clima de Quebec, talvez por ter me traumatizado com Juiz de Fora. Eu juntei algumas informações e achei poucas coisas na internet sobre o assunto (relacionado a Montreal). Entao, resolvi colocar minhas conclusões aqui, caso algum alergico esteja lendo.

Claro, que todo mundo sabe (os que não sabe, saberão da pior maneira), que Montreal é um gelo. Mas até aí morreu neves, pois os acaros gostam do frio (entre 15 e 10 graus). Não me preocupo muito com a temperatura, pois sei que eles não se reproduzem muito nas temperaturas extremas (no inverno, de 5 a -20 ou no verao, de 20 a 30), a minha preocupação é a umidade! Sempre ouvi dizer que em Montreal chove muito e fiquei preocupada.

Maasss... a conclusao que cheguei é que, o clima, em geral por lá, é seco! Eba!
Claro que tem épocas que chovem e tem a época da polinização da vegetação e aí sim, sofreremos! Mas os antialergicos por lá, são vendidos sem receita médica, e, durante essas épocas, os vendedores enchem as prateleiras de medicamentos como o Allegra. Muito bom!

Além disso, a minha própria alergista me disse que eu devo ficar muito bem por lá durante todo o ano e somente durante a polinização eu posso vir a ter alguma crise. =c)
Isso me tranquilizou muito e espero que tambem ajude os imigrantes alergicos (inventei uma nova categoria de imigrantes)... Temos salvação!

Aucun commentaire: