mardi 29 septembre 2009

CSQ!

Acabamos de voltar da nossa entrevista no BIQ. Ainda estamos em Sao Paulo, nosso voo sai so as 19:50h, entao temos um tempinho para começar a escrever, já que a historia é longa.

Como vcs sabem, nos tinhamos enviado o dossier juntos e depois separamos por falta de provas de vida conjunta há mais de um ano. Entao, a minha entrevista estava marcada as 11h e a do Dan as 13:30h. Chegamos no BIQ as 10:30h mais ou menos. Ficamos esperando até umas 11:30h. Megaaaa nervoso na barriga. Estava passando um filmezinho da festa de 400 anos do Quebec na TV e ficamos cantando junto com os Quebecois hehehehe. Tentamos descobrir quem era a Mme Sylvaine entre as pessoas que entravam e saiam. Qunado chegamos tinha um homem já conversando com ela na recepção e entrou na sala dela. Depois de um tempo ele saiu, acho que conseguiu o CSQ, pq ele meio que ensaiou um sorriso pra gente. Naquela hora sabemos que ela era a Mme. Sylvaine. O Dan estava lá lendo o projeto dele e eu estava toda arrumadinha já com as minhas pastinhas empilhadas, inquieta na cadeira.

A Mme. Sylvaine se aproximou da gente e foi perguntando se nós eramos o casal que não tinha provas de uniao (hahahaha, foi bom para quebrar barreiras), dissemos que eramos nos e ela ficou zuando da nossa cara. É, zuando! Tipo, ela perguntou "mas não é possivel, nem uma continha?". E, realmente, tudo que temos está no meu nome (Poderoooosa), só temos cartao de credito juntos e temmenos de um ano isso. Ela chegou a me levar na sala de um outro cara para dizer "olha só, eles nao tem provas de que moram juntos" Rindo da nossa cara. Falando assim parece ruim, mas foi bem legal, estamos acostumados com esse tipo de tratamento de zueira e constrangimentos publicos Hahahaha (ai, me queimei agora, ne).

Então, tá, ela disse que iria me entrevistar e depois o Dan. Certo, entrei. Ela Pediu o passaporte, eu entreguei o novo e o antigo,mas ela so queria o novo. Digitou uns troços lá no lap top dela (que é uma vergonha, ne, gente? Vamo combinar que um agente de imigração deveria ter um computador mais arrumadinho). Depois pediu o diploma do ensino superior e o historico do ensino superior. Enquanto isso ela ia falando umas poucas bobagens, ela é muito engraçada, ri a toa e entende tudo, muito legal. Depois, confesso que não lembro de muita coisa, pq estava tão nervosa... bem, ela não me fez nenhuma pergunta do tipo "Pq o Quebec?", ela perguntou sobre meus empregos antigos, eu falei do antigo e do novo,já que eu mudei de emprego depois do envio do dossier. Falei com que trabalhava, mostrei meu portfolio e ela super se empolgou! Hahaha Quando eu mostrei meus sketchbooks os olhinhos dela brilharam. Fofa. Mostrei tambem um catalogo de finalizacao de curso, onde meu projeto final foi escolhido entre os melhores. Ela disse que eu deveria expor meus posters, pq eram realmente bonitos e eu fiquei toda serelepe. Hihihi.
Ela viu também minha carteira de trabalho e contra-cheques, eu entreguei todos, em ordem, ela viu os mais recentes, dos dois empregos. Depois, conforme ela ia perguntando, eu fui mostrando as nossas pesquisas. Ela perguntou sobre os empregos, se eu tinha alguma empresa preferida, daí eu mostrei o mapinha que fiz com as ofertas de empregos na area de design grafico de impressos. Ela olhou direitinho, falou que eu deveira saber falar ingles tambem e perguntou alguma pergunta (que nao lembro agora) em ingles. Falamos umas 3 frases em ingles e pronto. Ela comentou sobre lugar onde morar e eu já fui logo mostrando o outro mapa com a pesquisa de moradia, com as marcacoes de onde é melhor para viver (na nossa opiniao), ela deu umas dicas.
Depois, ela digitou mais um pouquinho, falou que eu tinha passado (nem acreditei quando ouvi). Aproveitei para pedir umas dicas sobre o CV, mostrei, pq ela ainda nao tinha visto e perguntei se estava bom. Ela deu vaaarias dicas boas, adorei. Acho muito importante isso, ver o agente de imigração como um amigo, que pode te ajudar de varias maneiras, eu queria sugar todo o conhecimento dela hahahaha, me senti naquela relação aluno-professor.

Entao, ela pediu que eu chamasse o Danilo, pois ela ia adiantar a entrevista dele, tadinho. Ele veio todo sem jeito, sem esperar, sentou, mas pediu para ir ao banheiro. Ela ficou terminando de imprmir meus papeis, me deu o manualzinho do Quebec e disse para que eu ficasse quietinha enquanto ela falava com meu namorado. Cara, essa parte foi horrivel! Eu? Ficar quietinha? Ai, ai, que sacrificio! Mas se é pelo Quebec, vamos la ne!Fiquei entao eu, fingindo que lia enquanto ela entrevistava o Dan. Ela viu muita coisa dele, perguntou muito sobre o trabalho, pediu os mesmo documentos que os meus, etc. Só que... o famoso "sistema" deu problema bem na hora dele! Ela continou a entrevista, disse que ele tinha passado também, mas que não teria como imprimir o CSQ, que vai enviar pelo correio (que voltou da greve, graças ao Santissimo Senhor Padim Padi Ciço). Bem, saimos com apenas o meu CSQ, ainda tentei dizer que poderiamos voltar mais tarde, mas ela deu uma volta e falou que era melhor enviar pelo correio. Mas tudo bem, ainda não tiramos os antecedentes, então, acho que ainda temos tempo.

Ela foi otima, ainda a encontramos lá embaixo do prédio, acendendo um cigarro (ao lado do cara que ela tinha me levado na sala para me zuar) e indo almoçar.

Bem, pessoas, peso meeeeega que tiramos das costas e agora, é burocracia e burocracia! Pro povo amigo, um mega muitissimo obrigada por tuuuuudo e pro povo Montrealais, vai guardando a cerva ae que no proximo verao a cariocada chega! =c)

Beijos muito felizes!!!

dimanche 13 septembre 2009

Preparativos para entrevista

Na reta final antes da entrevista, estamos loucos! Preparando curriculo, pasta, traduzindo, fazendo aulas de frances, combinando tudo... inclusive onde ficar.
Antes, iamos ficar na casa de uns amigos, mas pensamos melhor, a casa deles fica longe e não queremos dar trabalho. Entao, pesquisando um pouco em foruns, descobrimos o Formule 1 (Morumbi). É um hotel pertinho do BIQ, onde, pelo que vimos, todos se hospedam. Como nossa entrevista é na terca, pensamos em viajar no domingo (vamos de busao mesmo) e ficar la a segunda-feira ajeitando tudo. Na terça, saimos e fechamos tudo antes da entrevista e, do BIQ, vamos para o aeroporto (com ou sem nossos CSQs... ui! nervosinho). O chato vai ser ter que ficar de mala pra lá e pra cá no BIQ né? Mas, como nossas entrevistas sao separadas, um pode tomar conta das malas, enquanto o outro está sendo entrevistado (nervosinho 2, o retorno).
Fora isso, são tantas milhoes de coisas a serem pensadas que a gente sempre pensa que não vai dar tempo. Quando já estiver tudo pronto, depois da entrevista, mesmo se não passarmos, vamos colocar nosso índice do projeto aqui para vocês verem e, a quem interessar, é só mandar um e-mail que enviamos mais informações.
É que é muuuita coisa para postar. E além do projeto em si, ainda temos que aprontar os portfolios, a maneira da apresentação (pastinhas e laptop) e os documentos originais.
Enfim, vamos levar a nossa vida inteira para São Paulo, todos os documentos, trabalhos, tudo, tudo... acho até que roupas vão ser poucas na malinha, vai ter mesmo é papel, pendrive, computador, tudo! (nervosinho 3, agora medinho de assalto)

Tá, já estão atualizados. Agora deixa eu ir que tenho que colocar a mesa, hehehe.

Bisous

lundi 7 septembre 2009

Off topic

Na minha adolescencia passada no bairro da Tijuca aqui no Rio, tive graaaandes amigos e ainda agora tava escutando uma musica de uma banda que andava com a gente. Na epoca, se chamava Mulher do Padre, depois passou para Patuve e hoje nem existe mais. Mas foi uma musica que marcou uma epoca muito importante de querida da minha vida e, que sempre me faz ter vontade de sair por aí e fazer novos amigos e ser tao feliz e tranquila como naquela epoca. Quem teve uma adolescencia assim sabe, passar as madrugadas em lugares perigosos so para ver aquela banda que vc gosta, nao ter medo de fazer das pessoas que passam amigos queridos, passar noites cantando Raul (toca rauuuuul) na viola, conhecer ate os mendigos do bairro... ai ai, a vida era tao boa! Eu lembro que toda sexta, meu pai me dava 10 reais, 10 reais!!!! Eu ia a pe ate a casa de umas amigas, depois iamos para o shopping encontrar os outros amigos, passavamos na casa de mais amigos e depois iamos jogar sinuca... Jogar nao, assistir, tomar cerveja e rir muito. E depois, voltavamos a pe pra casa, a gente nao sentia medo nenhum nisso, era ate legal, tudo vazio, sem ninguem na rua e a gente cantando bem alto, os morados reclamando... hehehehe.

Bem, chega de conversa mela-cueca, taí a musica que me faz lembrar disso tudo:

"Hoje é dia de tudo brincadeira
de acordar com um sorriso mesmo que segunda-feira
Hoje é dia de cantar no chuveiro
E se tornar o bandido que acordou o predio inteiro

É dia de andar descalço, é dia de deixar rolar
É dia de fazer música nem que seja só laiá-laiá
É dia de fechar os olhos de pisar fundo e soltar o volante
É dia de seguir contrario a escada rolante

Hoje é dia de abraçar o vento e se atirar no mar
Mesmo que só em pensamento
Eu quero tudo e tudo um pouco mais
Daqui pra frente é pra frente e o que passou joga lá trás

Eu quero rir com meus inimigos
Quero mandar um beijo pros meus pais
Quero dançar como naqueles filmes que já não fazem mais
Quero voar bem alto e lascar um beijo em Deus que é pra agradecer
e, me desculpe, mas hoje eu vou me matar de viver!"