mardi 28 juillet 2009

Aproveitando a onda dos posts...

Para quem ainda não sabe, não leu sobre isso ou para aqueles que ainda vão enviar os documentos para o processo quebecois....

"A partir do dia 14 de Outubro de 2009, o ministério de Imigração e Comunidades Culturais, dará prioridade à certos pedidos do CSQ (certificado de seleção do Québec). A preferência será para os trabalhadores que tenham sua graduação em uma das áreas identificadas na lista das áreas preferenciais de formação de 2009 nos cinco anos anteriores à sua aplicação.

A finalidade segundo a nota oficial, será de acelerar a seleção e chegada em Quebeque de trabalhadores cujo perfil profissional corresponda a um emprego em demanda.

Esta medida será aplicável a todas os pedidos recebidos e não tratados em 14 de Outubro de 2009 e para todos os que serão apresentados a partir desta data. Os pedido dos candidatos cuja área de formação não aparecem na lista continuarão a ser examinados de acordo com a ordem de sua aplicação." - Immigration Quebec (traducão 'catada' da Lilix)

Bem, o design não está nessa lista, mas não sei como ela será aplicada nas pessoas que já enviaram os documentos e que ainda farão a entrevista. Será que a lista das profissões em demanda mudou também? Espero que não. =c/

Filmes Quebecoises

Como estamos estudando a cultura quebecoise e o frances, temos procurado unir o util ao agradavel. Encontramos mais 2 filmes (na verdade 3, mas o ultimo é sequencia do segundo) para nossa listinha dos bons! O primeiro é o C.R.A.Z.Y., que vimos a dica no blog Van e Mu em Montreal.
Eu não posso falar muuuita coisa pq eu não resisti (era uma segunda feira a noite) e dormi no meio. Mas, me ignorem, eu sou a mais dorminhoca! Eu gostei muuuuito do que vi! A estética, apesar do filme ter sido filmado em 2005, é toda dos anos 70, bem bacana! A trilha sonora é a da minha vida: muuuito pink floyd, baby! Bem, eu adorei o que eu vi. O Dan, que viu o filme todo, disse que ele é um pouco triste, mas eu nem perguntei o pq (ainda quero ver o resto do filme hehehe).

Os outros dois filmes são uma sequencia: Les Visiteurs 1 e 2, que a nossa professora de francês nos indicou. É com o maximo Jean Reno!


A boa é alugar os dois, pq um completa o outro. Pesquisando para postar aqui no blog, vi que existe um terceiro filme, que eu achei realmente que deveria ter pq o segundo fica meio inacabado tambem. Mas acho que não tem o terceiro na nossa locadora, vou pesquisar melhor depois.
O filme não é quebecois e sim francês, mas é bem legal para treinar a lingua. A historia é de dois personagens da Idade Media que viajam no tempo e, sem querer, vão parar nossos dias. O mais legal é prestar atenção na diferença entre o francês que eles falam na Idade Media e atualmente, além de ser um filme meeega divertido!

Novidades dos processos

Agora nosso blog é apenas para os amigos. Achamos melhor torna-lo privado pq não queremos expor nosso processo e nossas vidas. Bem, aos poucos, vamos convidando o pessoal mais chegado a entrar aqui.
Temos algumas novidades. Não temos tido tempo nem o que falar por aqui, então, preferimos esperar alguma resposta do BIQ para dar noticias. Hoje chegou a carta do comeciiinho do processo, dizendo para nos preparamos que logo seremos convocados a entrevista. Estamos nervosos e estudando francês e a cultura quebecoise para tentar não pensar no assunto.
Como já disse antes, não temos pressa, queremos viajar no momento certo e fazer tudo com calma, então vamos um passinho de cada vez. Aos amigos que já estão por lá ou que estão indo, por favor, mandem-nos emails com informações e curiosidades sobre o Canada, Quebec ou Montreal. =c)