mardi 19 mai 2009

Estudos no Quebec

Nas nossas andadas pelo site da imigração durante o desespero dos docs, descobrimos uma campanha que o BIQ está realizando para divulgar os estudos no Quebec e, na ultima sexta-feira, fomos em uma feira/palestra no hotel Sofitel, que reuniu algumas das grandes universidades do Quebec. 

Foi bem legal, apesar de não ser o nosso foco agora, fomos mais para conhecer e para ver a palestra sobre "morar no Quebec". Que foi bacana, mas como todo brasileiro, chegamos atrasados e não vimos muito. =c/

A universidade que eu mais simpatizo, a Concordia, não estava lá, mas a UQAM, que é outra beeem bacana, estava. Acho que é sempre bom aproveitar esse tipo de oportunidade para chegar mais próximo de entender a cultura do lugar onde você pretende viver e projetar seus objetivos de vida. Pegamos um quatrilhão daquelas brochuras e flyers e livretinhos das universidades, do BIQ e até da Air Canada! Hehehehe.

O problema é que não tinham muitos cursos de pos-graduação/mestrado em artes ou design gráfico, pelo menos nenhum que eu conhecesse bem e que me convenceu. Acho que, se algum dia eu for fazer um mestradinho por Montreal, escolho a Concordia (anglófona) ou, quem sabe, a UQAM (francófona). Mas, aos poucos, vocIe vai parendendo que é sempre melhor estar no lugar para conhecer qual o melhor curso, sempre perguntando no boca-a-boca.

Acho que essa feira está "andando" pelo Brasil. Se tiverem a oportunidade de ir, não percam a chance.

Bisous! 


mercredi 13 mai 2009

Ué, cadê?

Não, não é uma visão! Sim, estamos atualizando o blog!!! =c)

Pedimos desculpas aos amigos e interessados que sentiram a falta das atualizações, mas temos desculpas! Nossa vida mudou muito! Mudamos de emprego, de casa, de tudo! E, ao mesmo tempo, tivemos que insistir para que nosso processo andasse.

Depois do BIQ pedir que enviassemos mais algum comprovante de união estável de um ano atrás, ficamos ocupados em resolver este assunto (junto com todos os outros). O resultado foi que não conseguimos e começamos a tentar entrar em contato com o BIQ para que eles nos encaminhassem para outro caminho. Outro erro. Ligamos, mandamos e-mails, ligamos de novo e nada. Até que eu resolvi ser um pouco mais grossa, liguei, falei que estava desesperada e fiz com que a atendente ficasse no telefone comigo até eu reenviar o e-mail e ela me confirmar que recebeu. Aí sim, ela deu mil desculpas, disse que eles estão com um fluxo muito intenso de e-mails e bla bla bla. Bem, o fato é que consguimos receber nossa resposta e agora estamos juntando novos docs para separarmos os processos. Eles nos pediram:

- Comprovantes atualizados de francês e inglês (para os dois)
- Comprovantes atualizados de trabalho (para os dois)
- Pagamento de uma taxa de CAD$ 240,00 (para complemento da taxa)
- Formulários de autonomia financeira atualizados (para os dois)

Achamos bem tranquila esta saída. Não são documentos complicados e estávamos com medo de que nos pedissem para reenviarmos um dossiê para cada um, o que nos levaria novamente a estaca zero.

Ficamos um pouco triste em ver que as outras timelines estão fluindo tão bem enquanto a nossa está cheia de problemas, mas ainda estamos dentro do nosso timeline. E agora, temos que nos preocupar com o francês do Danilo, que não é tão bom quanto o meu (modestia a parte hohoho).

Vai dar tudo certo, vai dar tudo certo, vai dar tudo certo.

Ah, quanto a parte das mudanças, vocês podem até achar loucura mudar de emprego assim tão perto de viajar (um ano ainda, mas tudo bem), mas a viagem foi um fator crucial para esta mudança. Isto pq, além de emprego, mudei de ramo, estava antes trabalhando com design editorial e agora trabalho com design grafico e estamparia, o que abre bem mais a minha área de atuação e vai me ajudar muito a conseguir um emprego em Montreal.

Isso aê! Pensando no futuro, sempre!