samedi 31 janvier 2009

Chega de saudade

"Vai minha tristeza,
e diz a ela que sem ela não pode ser,
diz-lhe, numa prece
Que ela regresse, porque eu não posso mais sofrer.
Chega de saudade
A realidade é que
Sem ela não há paz, não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim, não sai de mim, não sai"

(Tom Jobim)


Uma coisa que eu penso muito é como será a nossa relação com a saudade quando estivermos no Quebec. Eu, como toda brasileira, sou muuuito ligada a toda minha familia e vou ter que aprender a viver sem ter a presença deles constantemente, só matando a saudade atraves do Skype.

Aliás, que invençao maravilhosa, o Skype! A primeira coisa que pretendemos adquirir no Quebec é um lap top para cada um (o Dan vai comprar um para ele e o dele vai ficar comigo), para termos uma individualidade, senão, a gente já sabe que vai ter briga!

O Dan não é tão ligado a familia assim, ele ja morou fora umas duas vezes e quase sumiu durante esse tempo, coisa que eu não consigo MESMO fazer. Tô até convencendo meus pais a fazerem um pós-doutorado em Montreal, para passarem um tempo mais pertinho! Seria perfeito!

Quanto as nossas novidades do processo, reenviamos na sexta, ontem, um novo formulario de cartao de credito para a taxa de abertura. Agora é só esperar para ver o quanto isso irá nos prejudicar. =c/ Falando nisso, muito obrigada pela força das pessoas que deixaram recadinho pra gente, adoramos!

Recebemos também nosso mapinha do Bonjour Quebec! Eba! Muito legal, é um mapa bem grande do Centre Ville de Montreal, com os nomes de todas ruas, perfeito para marcarmos os lugares onde podemos morar. O bom é que já decidimos morar perto do Centro mesmo, da Rue Sherbrooke, perto das universidades. Temos amigos morando por lá, amigos que já moraram lá e também já lemos que o downtown é o melhor lugar para os recém-chegados, pela proximidade dos lugares uteis e transportes. O Centre Ville também engloba Outremont, que é um pouco mais afastadinho da Sherbrooke, mais a norte, mas já tem a tranquilidade de um bairro mais afastado do centrão, sem muito barulho e que continua perto do burburinho.

C'est tout!

Bisos!

mercredi 28 janvier 2009

Passos de bebê


Não sei se vocês já viram esse filme, "Nosso querido Bob" (ou "What about Bob"). É uma comedia antiga, que eu via quando era criança, mas que, de alguma maneira, me ajuda até hoje nos processos lentos como o que estamos passando.

No filme, o Bill Murray (acho que é esse o nome dele, não lembro direito agora) é um cara meio doido que procura um psicologo para tratar suas manias, como por exemplo, o medo de elevador. Só que ele fica "viciado" no psicologo e não consegue mais fazer nada sem ele. Conclusão, o cara sai de férias e lá vai o doidão atras dele, pedindo ajuda e se infiltrando na familia do psicologo, até que todos passam a gostar dele. Mas o mais bacana é o método que o psicologo tem para ajudar nos nossos medos... se chama "passos de bebê". No filme, o cara até escreve um livro sobre isso e o personagem do Bill Murray passa a seguir os "passos de bebê" para tuuudo e consegue superar todos os medos.

É mais ou menos assim que nos sentimos agora: passos de bebê para tudo. Como se estivessemos começando do zero (e estamos!), como um bebê descobrindo a vida, as burocracias, as decepções, etc.

Cada etapinha do nosso processo de imigração tem sido resolvida da melhor forma que podemos, cada degrauzinho que a gente sobe, chega mais perto. E, as vezes, temos que descer um degrau para subirmos mais três.

Isso me veio a cabeça pois estavamos muito nervosos esperando a chegada da carta marcando a entrevista. Mas, para nosso total desespero, recebemos uma carta dizendo que o cartão de credito que colocamos no formulario para pagar a taxa de analise do dossiê não tinha sido aceito! Na hora, mantive a calma e... passos de bebê! Fui resolver nosso problema!

O lance é que (fica aqui a dica para todos os desligados como nós) tínhamos que ter habilitado o nosso cartão de crédito para pagamentos no exterior, pois, apesar de internacional, ele deve ter a autorização do dono para ser utilizado em dólar, etc.

Foi isso que fizemos, já autorizamos e vamos reenviar um novo formulario do cartao, junto a uma cartinha explicando o que aconteceu e que agora já está tudo certinho. Ufa!
Bem, agora fica a dúvida se vão realmente nos marcar para a primeira rodada de entrevistas (de abril a maio de 2009) ou se, por causa desse problema todo, ficaremos para o final do ano.

Tomara, tomara, tomaraaaa muuuito que nossa entrevista seja logo em maio! Torçam por nós!

Outra coisa nada a ver, resolvemos tirar nossos dados muito pessoais como foto e portfolio aqui do blog por motivo de segurança. Ficamos com medo de interferir de alguma maneira nos nossos trabalhos aqui no Brasil. Mas, se alguém quiser muito ver os nosso trabalhos, se apresente que lhe enviamos os links! =c)

Bye bye (estamos treinando o inglês também! Hihihi)

mercredi 21 janvier 2009

Esperança!


Eu sei que todos estão falando dele, eu sei que já deve tá enchendo o saco, eu sei, eu sei... mas eu não poderia deixar de fazer a minha homenagem e dizer que eu aposto minhas esperanças nesse cara. Barack Obama. Aahhh, nao adianta... eu sei que o povo brasileiro de decepcionou com o Lula mas, eu, não sei como, ainda sou cheia de esperanças e até chorei na posso do Obama. É uma revolução, sério mesmo. Mesmo sendo branquela, eu sou a mistura das raças em pessoa e fico muito orgulhosa de um filho de imigrante e negro, assumir o governo no país mais poderoso do mundo. Isso recarrega todas as minhas esperanças e eu realmente acredito que muita coisa irá melhorar agora, tanto para os americanos, como para nós, imigrantes indo para a América do Norte. Torço muito por esse cara!

Bem, novidades "processoaisss"... pedimos o nosso mapa de Montreal no Bonjour Quebec, pois recemos apenas a brochure sobre Montreal e descobrimos (Valeu, Cau!) que temos que especificar no campo certo do formulariozinho de requerimento, que queremos o tal do mapa. Agora é só esperar!

Aliás, esperar é com a gente mesmo, né? Parece que já estão convocando o pessoal da primeira rodada de entrevistas desse ano. Quem enviou o dossie em novembro já está sendo marcado para março. Isso quer dizer que nós devemos ser chamados para abril mais ou menos... tomara!

Enquanto isso, é francês na veia! Rock n roll!!!

dimanche 18 janvier 2009

Aniversários =c)

Hoje faz um mês e um dia que enviamos nosso dossiê e 25 anos que eu nasci! =c) Isso aê, niverzão!

Então, comemorações pessoais à parte, as nouvelles são que recebemos nossa brochure, nosso Guide Touristique Officiel de Montréal pelo correio! Muito legal, tem uns mapinhas, explica bastante coisa legal e dá para entender um pouco mais sobre a cidade. Recomendo que todos vão ao site do Bonjour Quebec e solicitem suas brochures de grátiisss!

Outra coisa é que ocmeçamos nossas aulas particulares de conversação em dupla na última terça-feira. O bom é que nossa professora também fala outras línguas, principalmente o inglês, então, as vezes, nas horas vagas, falamos um pouco de inglês também. Já ouvi muita gente dizendo que, se tivesse que mudar alguma coisa do "pré-viagem" estudaria mais inglês, pq todos se concentram mais no francês achando que Montreal só vive nessa língua, mas se supreendem. Muitos empregos são até totalmente anglófonos e, apesar de falarmos inglês (o Dan até mais que eu), é sempre bom treinar.

Essa semana também fui atrás de coisas que possam me interessar em francês. Como trabalho em uma revista, comprei uma mega Marie Claire toda em français! É ótimo para ler em voz alta e treinar a pronuncia. Hehehe.

Também aderimos às rádios do Quebec. É muuuito bom ficar ouvindo as radios no head fone enquanto trabalhamos, mesmo que a gente não entenda muit coisa da pronúncia quebecoise, você acaba acotumando seu ouvido ao som que a língua faz e, no final do dia você já consegue entender muito mais coisas do que antes. É bem legal.

Bem, ficam aí as dicas.

Agora, um presente pra mim mesma:




Aaaah um bulldog!! Foofoo!! Parabéns para miiim! =c)

lundi 12 janvier 2009

Conhecendo Montreal

Estamos aproveitando esses dias de espera (que ainda virão muitos, sabemos bem) para estudar sobre a cultura do Quebec.

Ontem, nos reunimos com uma amiga do Dan que já tinha morado em Montreal por 8 meses. Munidos do nosso mapa (mesmo que tosco), conversamos muuuito e ela nos ajudou pra burro!
Ela disse que morou no Plateau Montreal e em Outremont, bairros muito proximos um do outro, pertinho do downtown Montreal, perto das universidades (MCGill e Guy Concordia) e rodeado de metros e onibus.

Nos sempre pensamos que o melhor mesmo seria alugarmos um apto no centro de Montreal mesmo para ficarmos perto de tudo e conhecermos a cidade aos poucos. É muito importante para nós ficarmos perto dos amigos (temos bons amigos no bairro gay de Montreal, que tambem fica pertinho do centro), perto do comércio, dos bureaus que teremos que visitar para resolvermos documentação e talz, perto de linhas de ônibus e metrô (para correr em caso de frio), etc. Enfim, queremos estar perto do burburinho de Montreal, pelo menos no começo, acho que isso facilitaria muito as coisas.

O problema é que o M. Bienoir tinha me dito que morava no Plateau Montreal, mas que era um bairro caro e, por isso, o tínhamos retirado da nossa lista de possiveis lugares. Hehehe. Mas, essa nossa amiga disse que não só morou no Plateau, como pagou pouco por isso. Pois lá, tem aptos muito caros e tambem muito baratos, que são alugados pelos estudantes. Ela disse ainda que pagava em torno de $150 (dolares) por mês em Outremont (pertinho do centro), dividindo um apto com um amigo. Ela disse que, comparado ao Rio, os aluguéis em Montreal são baratissimos, coisa que o M.Bienoir já tinha me dito.

Entao nosso foco agora é Outremont! Hahahaha. Se bem nos conheco, vamos mudar de ideia de onde morar milhooooes de vezes! mas o bom disso é que pesquisaremos muitos e muitos lugares.

Adicionamos muitos links na nossa listinha de links aí do lado, inclusive links sobre os bairros de Montreal. Demos uma separada melhor nos temas para ficar mais organizadinho.

Terça que vem vamos começar nossas aulas em dupla com a professora particular do Dan também (vamos atualizar nossa timeline).

Outra coisa importante é que fui na Aliança Francesa e perguntei pelo TCF Quebec. Ela me informou que o teste só acontece naquela filial (a de Ipanema) no Rio e que será dia 02 de março e não dia 26 de fevereiro, como no site, por causa do carnaval. Ela me disse também que a inscrição vai do dia 16 a 30 de janeiro e custa mais ou menos 86 euros, mas ela não sabia ao certo. Bem, não sabemos se fazendo a prova no dia 2, conseguimos enviar o resultado a tempo de pularmos a entrevista, mas acho que devemos fazer a prova mesmo assim.

Por enquanto é só, pessoal! That's all folks!

jeudi 8 janvier 2009

TCF Quebec e Delf

Tenho percebido na lista que "assinamos" (canada immigration brasil) que muitos candidatos a imigracão pelo processo provincial do Quebec tem recebido seus CSQs pelo correio, sem entrevistas. Todos com o mesmo argumento: ou tinham passado tempos no Quebec (ou na França) ou tinham feito provas de nivelamento de francês.

O curioso é que, no ano passado, durante meu curso na Aliança Francesa, houve um boato de que em 2009 o processo por Quebec seria assim: quem tivesse como comprovar (mas comprovar meeesmo, com provas oficiais ou coisa assim) o francês, não precisaria de entrevista. E, disseram, que foi assim que surgiu o TCF Quebec, que não precisa de prova escrita, somente oral.

Quando me falaram isso, fiquei em dúvida e depois acabei até esquecendo. Mas agora vieram esses exemplos de pessoas recebendo os CSQs por correio e aí eu me pergunto: se isso não é verdade, se é só um boato, pq diabos criaram o TCF Quebec? Só para enviarmos uma "prova" de que falamos francês aleatória? Mas pq pagaríamos 86 euros para fazer uma prova e "comprovar" nosso francês quando podemos comprova-lo atraves de declarações assinadas até pelos professores particulares alheios?

Muito estranho...

Bem, já que nós acabamos de enviar nossos documentos, estamos seriamente pensando em fazer o TCF Quebec e enviarmos como complemento ao nosso dossiê. Quem sabe, não é mesmo? Se livrar da entrevista seria ótimo, só não ter que ir à São Paulo e passar por todo aquele nervosismo... perfeito.

Estamos pesquisando sobre o tal TCF Quebec, encontramos informações no site da Aliança Francesa aqui ó.

Bem, vamos tentar, ver no que dá...

dimanche 4 janvier 2009

Feliz Ano Novo!

Primeiro de tudo, feliz ano novo a todos!!

Para nós, 2009 será um ano importantíssimo, cheio de desafios e, se tudo ocorrer bem, cheio de conquistas.

Voltamos hoje das nossas férias em Ilha Grande e Angra. Fomos a praias maravilhosas, curtindo um tempo livre com os amigos.

Quando voltamos, eis a surpresa: recebemos nossa cartinha de confirmação do recebimento do nosso dossiê por parte do Escritório do Quebec! =c) Nosso primeiro passo oficial, muito bom, para fecharmos nossas férias com chave de ouro. A carta tem a data de 22 de dezembro, 5 dias depois de enviarmos nosso dossiê, mas só recebemos agora por causa das nossas férias. Achei muito rápido, muita competência! =c)

Tínhamos colocado uma foto aqui, mas é melhor falarmos o que dizia a carta. Bem, primeiro, ela nos avisa que receberam nosso dossiê e que começarão a analisá-lo, apesar de não terem ainda debitado a primeira taxa de análise no nosso cartão de crédito. Diz também que entrarão em contato conosco somente através de cartas dentro de oito meses (o que esperamos, de acordo com os outros timelines, que seja bem antes) para dizer como anda nosso dossiê e/ou marcando uma entrevista. Além disso, agradecem o interesse pelo Quebec e tudo mais.

Agora vamos voltar aos estudos de francês e começar a preparar nosso projetinho do Quebec com mapas, empregos, preços de aluguéis, etc. Será que ainda vai demorar muito para marcarem a entrevista? Eu sei, eu sei que a paciência é muito importante durante o processo, mas a cada passo dado, ficamos contando os segundos para o próximo, é inevitável!

No mais, une bonne année nouvelle!