lundi 29 septembre 2008

Agora sim!

Agora eu to gostando mais do nosso blogzinho. Eu e Dan paramos um pouco esse fim-de-semana para arrumar as coisas por aqui, coisa de designer. Acho que agora está mais organizadinho, mas ainda falta o Dan dar o ar de sua graça e escrever alguma coisa.
O fim-de-semana serviu também para arrumarmos os documentos do Dan. Abrimos zilhões de pastas, espirramos muito com todos os ácaros, mas listamos o que ainda nos falta e nossas dúvidas (que não são poucas não, viu?).
Voltei também aos formulários. Eu tinha impresso todos eles antes de começar a estudar o francês e não entendia bastante coisa, mas agora eu percebo o quanto eu aprendi em francês, já consigo entender e preencher tudo direitinho, meus erros e dúvidas são mais sobre a forma como preencher do que da língua. Percebi que o preenchimento dos formulários vai ser um caso à parte... vou tentar dar andamento a isto paralelamente às petições dos documentos pq acho que vai demorar tanto quanto.
O efeito do fim-de-semana foi que logo hoje (segunda-feira) já tínhamos um monte de coisas a serem resolvidas e, principalmente, pedidas. O Dan buscou meus certificados de estágio (um deles estava errado, mas já me disseram que amanhã terão corrigido), pegou outros que faltavam para ele, deu entrada em mais alguns e bla bla bla. Ah! Consegui também que atualizassem a minha carteira de trabalho para o cargo que tenho hoje (ainda estava com o antigo). Passo por passo, aos pouquinhos... adoro ver tudo se ajeitando.
Hoje é aniversário de um tio muito querido meu. Ele está morando no Chile e ligamos para ele pra dar os parabéns. Eis que ele me disse que está indo em maio do ano que vem para o Quebec! Putz, muita coincidencia. Ele vai passar 5 meses em umas montanhas a uma hora de Montreal... invejinha...

vendredi 26 septembre 2008

Novidades! =c)

Essa semana foi bem produtiva. Incrível como a cada dia vão surgindo mais pepinos a serem recolvidos e outros vão sendo solucionados rapidamente.
Fomos à palestra de informação sobre o Quebec, com o Sr. Bienoir (acho é assim que se escreve). Nós fomos na primeira palestra aqui do Rio. Primeiro tivemos uma pequena apresentação da Aliança Francesa, o que me deixou pasma. Como aluna do Quebec II de Ipanema, posso dizer que a metade das coisas que a Sra lá falou não é totalmente verdade. Meu sangue ferveu quando ela disse que eles têm um espaço e inra-estrutura totalmente voltada para os alunos do Quebec, o que é uma inverdade! Nos fomos trocados de sala várias vezes, dependendo da aula das outras turmas para sermos encaixados em algum lugar e ttemos apenas uma micro-salinha (micro mesmo) no último andar com alguns livros sobre o Quebec, da qual não temos acesso (fica trancada sempre) e nem nunca tivemos notícia, tivemos que descobrir que ela existia sozinhos.
Pois bem, depois de um certo tempo na Aliança e pagando tanto, fomos pela segunda vez reclamar sobre as informacões dadas na tal palestra e, para nossa surpresa, eles nos ouviram! Sim, na última quinta-feira, o Sr Bienoir foi até a nossa sala e ficou a aula inteira conversando conosco e tirando milhões de dúvidas, todas em francês! Ele chegou na sala falando umas coisas incompreensíveis para meio que brincar com a gente. Depois começou a falar no francês mais normal e explicou que antes ele estava falando com um mega sotaque Quebecois. Sério, não entendi uma só palavra do que ele tinha dito, impressionante, deu medo.
Mas depois foi super tranquilo, entendemos tudo o que ele disse. No começo o povo ficou com vergonha de perguntar pq afinal ainda somos estudantes e não sabemos nos comunicar em francês. Mas eu, como sempre metidinha, perguntei tudo sem dó. Inventei palavra, pedi ajuda pro professor, tudo que tinha direito, não ia deixar uma oportunidade como aquelas passar.
Sei que fiz a maioria das perguntas, me senti a chata, mas acho que ele até que simpatizou comigo, afinal eu não sou de todo o mal, vai. Hehehe.
Bem, para começar, tasquei logo uma perguntona que vem me corroendo a orelha. Perguntei se ele achava que a crise nos EUA viria a atingir os imigrantes do Quebec em alguns anos, já que pretendo chegar lá pra 2010. Pode parecer bobagem, mas são coisas que precisamos discutir e perguntar para quem estar por dentro para garantir um futuro legal. E ele gostou da pergunta, ficou falando que não tinha como saber como isso afetaria a vida das pessoas, que só o tempo diria e que o Quebec ainda tem uma demanda muito grande de vagas para estrangeiros e que ele não acredita que estas vagas acabem por causa da crise. Ficamos lá falando sobre isso.
Depois perguntei perguntas bobas e importantes, meus "coleguinhas de classe" também perguntaram. Falei sobre o clima de Montreal, onde ele morava lá, o que ele achava dos bairros, se ele achava que o lugar ideal para o designer gráfico era Montreal mesmo, essas coisas. Sei que foi saindo uma perguna atrás da outra pois eu não queria deixar essa oportunidade passar, enfim, acho que esclarecemos muita coisa, foi muito bom... obrigada à Aliança Francesa! Hehehehe.
Neste segundo módulo do francês teremos que entregar um mini-projeto sobre nossa imigração como projeto final, como aquele que devemos mostrar na entrevista. Ainda não sei como vou fazer com isso, já que meu tempo está apertadíssimo no trabalho, mas acho importante já deixar tudo encaminhado.
E até que eu fiquei feliz com a chuvinha que está caindo no Rio esse fim-de-semana. Assim, eu e Dan podemos nos trancar em casa em uma "maratona-Quebec". Hahahaha. Queremos juntar toooodos os documentos do mundo em uma só pasta, alugar filmes e treinar muito francês. Eu preciso fazer pelo menos 2 redacões para a próxima semana de aula.
Ah! Minhas declarações de estágio estão praticamente prontas também! =c) Ah, eu fico muito feliz pois aos poucos as coisas vão se ajeitando, vai dando uma felicidade que eu não gosto nem de falar pra não dar azar!

C'est tout pour le moment!

vendredi 19 septembre 2008

Me inscrevi para a retirada de um novo passaporte. Agora, não tem mais diferença entre renovar o passaporte ou pedir um novo, todo mundo tem q passar pelo mesmo processo. No meu caso, vai ser melhor, vou ganhar um passaporte do modelo novo! ui! =c)

E como foi fácil! Nossa, fiquei muito impressionada com a rapidez e clareza dos passos de retirada de novo passaporte pelo site da polícia federal. Eu simplesmente entrei lá, mas cadastrei, marquei a data e a hora no posto mais próximo (no Leblon) e imprimi o boleto de pagamento da taxa (R$160 mais ou menos) e a confirmação de data e hora. Já paguei a taxa e agora estou com agendamento para o dia 28 de outubro, que ainda está longe, mas tá marcado! =c)

Ah, outra coisa, não rola mais aquele negócio de tirar foto com data, sem data, xerox de num-sei-q-lá.... agora você simplesmente leva para o posto o RG, CPF, passaporte antigo (se tiver), comprovante de pagamento da taxa, comprovante de agendamento, titulo eleitoral (com os comprovantes de voto da ultima eleição) e é isso ae! A foto eles tiram lá! Mas... como uma mulher precvida vale por duas, vou levar as cópias de todos esses documentos e mais um comprovante de residência (que achei estranho não pedirem). Outra mudança é que eles não enviam mais o passaporte pra sua casa, agora você vai buscá-lo pessoalmente, o que no meu caso é melhor, já que não tem porteiro no meu prédio e eu sempre morro de medo de perder correspondências.

Também pedi os certificados dos estágios! Pedi dos dois estágios que fiz na PUC, e eles foram ótimos comigo! Me ligaram dizendo que estão colocando todos os dados que pedi, etc, etc. Fiquei muito feliz! Agora é conseguir um tempo para ir lá pegar ou pedir para outra pessoa.

Depois desses passos vou precisar apenas atualizar minha carteira de trabalho, que ainda não mudou desde que eu mudei de cargo (e que já começou errada, né?). Quero falar com meus chefes para que eles assinem minha carteira com meu cargo atual e com o salário atual, nem que eu tenha que pagar os impostos do meu próprio bolso. Acho uma falta de respeito o modo com que o mercado de trabalho trata o trabalhador no Brasil. Mas isso já é assunto para outro post, chega de revolta por hoje....

Primeiros passos

Essa semana eu comecei a organizar meus documentos. No final do ano me formo na Aliança, isso vai me dar um certificado das tais 150h de francês; também já tenho o dimdim que eles pedem para provarmos como fundo para não morrer do fome no Quebec (você tem que enviar um comprovante de que nos 3 ultimos meses voce esteve com esse dinheiro na sua conta), então a partir daqui já posso tirar um extrato por mês para depois enviar como comprovante junto com a documentação; e acho que esses 3 meses até o final do ano devem dar para organizar os documentos que faltam.

O que estou resolvendo agora, primeiramente, é o lance do passaporte. Seu passa porte tem que estar com uma validade de pelo menos mais um ano da data que você enviar o dossiê e eu acabo de descobrir que o meu vence em janeiro de 2009! =c/ Mais burocracia. Pelo menos eu já tiro o passaporte de modelo novo e também descobri que tem um posto novo da polícia federal para passaportes no Shopping Leblon! Perfeito! É lá mesmo! Pelo que vi agora está mais fácil a retirada de um novo passaporte. Eu preciso preencher um formulário pela internet, pagar uma taxa, anexar os documentos que eles pedem como RG, CPF, foto, etc e levar lá no posto deles. Simples não? Há, como se tudo aqui funcionasse como dizem que funciona… Ainda vou penar muito com essa mini-burocracia aí.

Outra coisa agora é conseguir os certificados dos meus estágios anteriores, que contam como horas de trabalho. Já entrei em contato com os dois lugares de estagiei pedindo um certificado que diga quanto tempo fiquei por lá assinado pelo chefe. Além disso, dei uma checada na minha carteira de trabalho e vi que minha faculdade não deu baixa nas monitorias que eu fiz. Uma delas está sem a data de conclusão, ou seja, tenho que ir ateee lá pedir para uma boa alma assinar para mim. Ai ai… tanta coisa…

Aaaahhh me inscrevi tanta para a nova rodada de palestras aqui no Rio (se você ainda não assistiu a nenhuma, se inscreva no site do Escritorio do Quebec!), vou estar lá dia 22 de setembro e encher o saco com perguntas, como sempre. Hehehehe.

Bem, esse será o fim-de-semana dos ácaros: vou pegar a pasta de documentos velhos que fica laaaa em cima da estante e descer tudo. Ai, minha alergia!

About moi...

Normalmente eu acho muito chato quando entro em um blog e não consigo saber quem exatamente está escrevendo. Como eu também não sei aidna mexer direito por aqui, não consigo colocar um perfil descente.

Resolvi escrever um post sobre mim, minha história e tudo aquilo que eu acho necessários que saibam.

Meu nome é Joana (duh), tenho 24 anos, sou capricorniana, estudei Design Grafico durante 5 anos, me formei no final do ano passado e hoje trabalho em uma editora de revistas e livros aqui no Rio de Janeiro. Namoro o Dan a 3 anos e pretendo carrega-lo para o Quebec comigo. =c)

No final do ano passado (2006), uma amiga veio com esse papo (na época totalmente insano) de ir para o Québec. No começo era tudo meio mágico, tudo perfeito demais para ser verdade. Ela me disse que a entrevista poderia ser em inglês e um monte de outras coisas. Eu, desconfiada como sempre, fui atrás das informações verdadeiras para ter certeza de tudo antes de tomar qualquer decisão. Aos poucos fui entrando novamente na realidade, vi que não era bem assim, que o processo demorava, que eu teria que estudar muito (não só francês, como cultura global), etc. Em janeiro de 2007 eu já estava muito empolgada com as possibilidades reais de começar uma vida no Québec.

Em março entrei no curso de francês da Aliança Francesa de imigrantes do Quebec (no qual estou até hoje). Eu já tinha esudado francês quando era mais nova, mas não me lembrava de muita coisa.

Conforme o tempo foi passando, fiquei ainda com mais receio de me inscrever logo para a entrevista, pois não achava meu francês bom o suficiente e ainda não acho. E mesmo pq, não queria fazer algo apressado e chegar no Quebec sem saber me comunicar. Por um lado, foi muito bom não ter mandado meus documentos para a Secretaria do Quebec antes, pois tive muito tempo para pesquisar experiências de outras pessoas, para ter certeza de que era realmente isso que eu queria e juntar dinheiro para não me dar mal por lá.

Por isso, este blog foi criado tão tarde, 6 meses depois que comecei a (re) estudar o francês. Mas vejo que tudo está cada vez mais perto e capricorniana como sou, gosto de construir minha vida tijolo por tijolo, criando uma base densa para um futuro melhor.

Meu objetivo agora é enviar a documentacão e me formar na Alianca até o final do ano. Depois continuar com um professor de francês até chegar a bendita hora da entrevista e… o resto vocês já sabem, né? E ainda é muito cedo para pensar no resto… como eu disse antes: tijolo por tijolo… sem pressa…

Pra começaaaaar...

Este blog deve funcionar mais como uma organização própria. O que quero dizer é que meu objetivo não será me expor, não tenho objetivos externos. Aqui, estou escrevendo para mim e para quem entender alguma coisa do que eu digo. =c) Normalmente não sou muito clara de pensamentos e tenho uma imensa dificuldade de me fazer entendida, mas, já disse, este não será meu objetivo.

Espero que as pessoas que tiverem que entender, entendam, mas isto aqui é mais um diário de uma menina que cresceu e abandonou aquele livrinho rosa com um cadeado no meio. Uma menina com um desejo imeeenso de conhecer o mundo, novas culturas, fazer novos amigos.

A quem estiver vendo, bem-vindos sejam!